Disciplina
A Estratégia de Negócio Lean Six Sigma
Área
Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial > Gestão Industrial
Activa nos planos curriculares
CELSSBB2012 > CELSSBB2012 > 3º Ciclo > A Estratégia de Negócio Lean Six Sigma
Nível
8 questões no exame final. O exame final tem um peso de 40%.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
0.52 h/semana
Objectivos
Entender o que é a Lean Six Sigma como estratégia de negócio e quais os principais passos para a sua implementação.
Programa
• A análise de SWOT e PEST'LE‘. A matriz Hoshin Kanri e a implementação operational. • Os ingredientes fundamentais para uma implementação de sucesso • As fases da implementação da estratégia de negócio • A gestão dos processos do negócio e a teoria das restrições na estratégia LSS • Extensão à DFLSS, fornecedores e clientes
Metodologia de avaliação
8 questões no exame final. O exame final tem um peso de 40%.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Leading Six Sigma – A Step-by-Step Guide Based on Experience with GE and other Six Sigma Companies.
Making Six Sigma Last – Managing the Balance Between Cultural and Technical Change.