Disciplina

Área

Área Científica de Projecto Mecânico e Materiais Estruturais > Projecto Mecânico

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Opções > Opções 8º Semestre > Manutenção e Segurança

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Ist/Utl - Tudelft > Ist - 8º Semestre > Manutenção e Segurança

Nível

NF=0.75*NT+ 0.25 NCP. Nota Final (NF)= NT (Nota do teste) + NCP (Nota do Caso Prático). A avaliação é composta por um trabalho que versa um caso prático e por um teste escrito. As notas mínimas de cada uma das avaliações é igual ou superior a 9.5 valores. O caso prático consiste num projecto de análise industrial de organização da Manutenção de uma dada Empresa.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Leccionar conceitos, técnicas e estratégias, versando os temas fundamentais de Manutenção e Segurança. É pretendido que o aluno adquira conhecimento numa vasta gama de áreas relacionadas com a Gestão da Manutenção e a Segurança dos equipamentos. Assim, esta disciplina visa: - Fornecer o conceito de Manutenção e os conceitos de Segurança e Disponibilidade associados aos equipamentos objecto de manutenção. - Fornecer os conceitos estatísticos fundamentais de forma a identificar os métodos de análise mais adequados ao estudo e avaliação da Fiabilidade. - Definir a função Manutenção e qual o seu papel na indústria actual. - Actuar na área da Gestão da Manutenção com base em modelos estatísticos de apoio à tomada de decisão. - Mostrar como se organiza a manutenção em termos de documentação e de circuitos de ordem de trabalho e como se calculam os seus custos.

Programa

Fiabilidade Introdução. Objectivos gerais da temática da fiabilidade. Conceito de avaria. Taxa de avarias. Análise de ocorrência de avarias e diagrama de Pareto. Função de risco. Fiabilidade de componentes. Curva da banheira. Distribuição exponencial. Distribuição de Weibull. Política de substituição de componentes. Gestão de stocks. Análise e Prevenção da Falha, Análise de modos e efeitos de falha. Análise de árvore de falha. Manutenibilidade. Disponibilidade. Manutenção Definição de Manutenção. Evolução da função Manutenção. Tipos de Manutenção. Níveis de Manutenção. Organização da Manutenção Classificação e codificação dos equipamentos. Peças de reserva. Ordem de trabalho. Graus de prioridade. Preparação de trabalho. Histórico do equipamento. Caderno de máquina. Circuito de ordens de trabalho. Planificação e planeamento Técnicas de Manutenção - Políticas de manutenção. Manutenção preventiva, sistemática, correctiva e condicionada. Manutenção de projecto e oportuna. Selecção de um programa de manutenção. Métodos Quantitativos em Manutenção Análise ABC. Redes de actividades. Políticas de substituições de equipamentos. Peças de reserva e gestão de stocks de equipamentos de reserva. Custos de Manutenção Custos directos. Custos indirectos. Custos da manutenção e custos de paragem e sua optimização. Life Cycle Cost - LCC. Gestão da manutenção Indicadores e rácios. Gestão de peças de reserva (introdução). Sub-contratação. Informática na Manutenção.

Metodologia de avaliação

NF=0.75*NT+ 0.25 NCP. Nota Final (NF)= NT (Nota do teste) + NCP (Nota do Caso Prático). A avaliação é composta por um trabalho que versa um caso prático e por um teste escrito. As notas mínimas de cada uma das avaliações é igual ou superior a 9.5 valores. O caso prático consiste num projecto de análise industrial de organização da Manutenção de uma dada Empresa.

Bibliografia

Principal

Fiabilidade, Textos de apoio da disciplina Tribologia e Manutenção

Henrique Carinhas

2008

I.S.T.


Gestão da Manutenção, textos de apoio da disciplina Gestão da Manutenção

J. S. Rocha

0000

I.S.E.L.


Organização e Gestão da Manutenção

José Saraiva Cabral

1998

LIDEL – Edições Técnicas, Lisboa


Uma Introdução à Manutenção

Luís Andrade Ferreira

1998

Publindústria – Edições Técnicas, Porto


Manutenção Centrada na Fiabilidade

Rui Assis

0000

LIDEL – Edições Técnicas, Lisboa


Secundária

Manutenção Industrial – Custo ou Benefício

Jean–Paul Souris

0000

LIDEL – Edições Técnicas


RCMII – reliability-centred Maintenance

John Moubray

0000

Butterworth-Heinemann Ltd., London