Disciplina
Modelação Ambiental
Área
Área Científica de Ambiente e Energia > Ciências e Tecnologias do Ambiente
Activa nos planos curriculares
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MEAmb 2006 > MEAmb 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Modelação Ambiental
Nível
A avaliação é contínua e as vertentes teórica e prática são avaliadas de forma distinta. Os conhecimentos da vertente teórica são avaliados através da realização de mini-testes (durante o horário das aulas). A componente prática é avaliada através de 3 trabalhos realizados ao longo do semestre. Dois desses trabalhos consistem em desenvolver modelos (programação) com base nos conceitos adquiridos na componente teórica. O último trabalho ou projeto consiste na aplicação de um software de modelação ambiental, após aprendizagem do mesmo nas aulas. As componentes de Programação e Computação e de Competências Transversais correspondem, respectivamente, a 45% e a 15% da avaliação da disciplina.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
2.0 h/semana
126.0 h/semestre
Objectivos
(1) Compreensão da importância e papel dos modelos numéricos e computacionais em estudos ambientais; (2) Assimilação de conhecimento fundamental em modelação numérica/computacional (terminologia, métodos, etc.); (3) Desenvolvimento de modelos orientados por processos para estudar fenómenos ambientais; (4) Melhoramento das capacidades de programação; (5) Aquisição de experiência na construção de modelos utilização de ferramentas de modelação existentes.
Programa
A disciplina está organizada em torno dos seguintes conteúdos: (1) introdução geral aos modelos numéricos/computacionais, (2) conceitos básicos sobre o desenvolvimento de modelos, (3) oportunidades e metodologias para desenvolvimento e utilização de modelos, (4) métodos de avaliação de modelos. Numa fase preliminar, são abordadas questões essenciais em torno da utilidade e natureza dos modelos. Numa etapa seguinte são desenvolvidas capacidades de criar modelos, começando com a escolha do tipo de modelo, seguida da definição do modelo conceptual, ao qual é depois atribuído um modelo matemático, terminando na programação do algoritmo que faz o modelo numérico. São também experimentados diferentes softwares de desenvolvimento de modelos e plataformas de modelação já existentes. Por fim, são testados métodos de avaliação da performance dos modelos através da análise gráfica e quantitativa.
Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e as vertentes teórica e prática são avaliadas de forma distinta. Os conhecimentos da vertente teórica são avaliados através da realização de mini-testes (durante o horário das aulas). A componente prática é avaliada através de 3 trabalhos realizados ao longo do semestre. Dois desses trabalhos consistem em desenvolver modelos (programação) com base nos conceitos adquiridos na componente teórica. O último trabalho ou projeto consiste na aplicação de um software de modelação ambiental, após aprendizagem do mesmo nas aulas. As componentes de Programação e Computação e de Competências Transversais correspondem, respectivamente, a 45% e a 15% da avaliação da disciplina.
Pré-requisitos
Competências básicas de programação e computação
Componente Laboratorial
Não se aplica
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Abstração: Abstração procedimental, O conceito de tipo de dados (tipos elementares e tipos estruturados), Abstração de dados Automação: A definição de funções, A utilização de funções Decomposição: Estruturas Lineares (pilhas, filas, tabelas de dispersão), inserção e consulta Depuração: Utilização de depuradores, Depuração da base para o topo (bottom-up debugging) Generalização: Funções de ordem superior Raciocínio algorítmico: Algoritmos, Programas, Processos computacionais. Esta componente corresponde a 45% da avaliação da UC.
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador - uma componente significativa da disciplina diz respeito à elaboração de modelos conceptuais, numéricos e computacionais. Para tal, os alunos enfrentam o desafio de ter de resolver vários problemas, desde a compreensão de conceitos, à programação. Competências Interpessoais - Muitos trabalhos e exercícios são realizados em grupo, obrigando os alunos a trabalhar em equipa e a desenvolver capacidades de comunicação e organização. Competências Intrapessoais - A natureza dos problemas e trabalhos realizados nas aulas exigem autodisciplina e perseverança dos alunos para serem cumpridos. Esta componente corresponde a 15% da avaliação da UC.
Bibliografia
Principal
Environmental Modelling: An Introduction
Consider a Spherical Cow: A Course in Environmental Problem Solving
Surface Water-Quality Modeling
Environmental Modeling: A Practical Introduction