Disciplina
Propulsão
Área
Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia > Tecnologias de Conversão de Energia
Activa nos planos curriculares
MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Aeronaves > Tronco Comum > Propulsão
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MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Tronco Comum de Espaço > Propulsão
Nível
Dois mini-testes com peso de 50%. Um exame final com peso de 50%.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
119.0 h/semestre
Objectivos
Explicar o mecanismo de geração da força propulsiva utilizada pelos motores aeronáuticos atmosféricos; analisar o ciclo termodinâmico de funcionamento dos tipos principais de motores aeronáuticos atmosféricos (estatorreatores, turborreatores, turborreatores de duplo fluxo, turbo-hélices e turbinas de gás); descrever os principais componentes dos motores aeronáuticos (entrada de ar, compressor, câmara de combustão, turbina, tubeira), e compreender a sua influência no desempenho global do motor.
Programa
Introdução: Geração da Força Propulsiva. Análise dos ciclos ideais e reais do estatorreator, turborreator, turborreator de duplo fluxo, turbo-hélice e turbina de gás aeronáutica. Introdução às Turbomáquinas: equação de Euler das Turbomáquinas. Análise dimensional de turbomáquinas. Plano meridional e plano das pás. Cascatas de pás. Correlações. Triângulos de velocidade. Teoria do equilíbrio radial. Compressores axiais. Análise termodinâmica. Estudo das perdas. Compressores multicelulares. Andares transónicos. Compressores radiais ou centrífugos. Análise termodinâmica. Fator de escorregamento. Razão de pressões. Difusores: com pás e anular liso. Turbinas axiais. Análise termodinâmica. Estudo das perdas. Turbinas de impulso e de reação. Tomada de ar. Desempenho. Tubeiras. Tubeiras convergentes e convergentes-divergentes. Desempenho. Câmaras de combustão. Tipos. Desempenho. Projeto Integração dos Vários Componentes. Regime Transiente Estudo aerodinâmico dos hélices. Teoria do disco atuante
Metodologia de avaliação
Dois mini-testes com peso de 50%. Um exame final com peso de 50%.
Pré-requisitos
São necessários bons conhecimentos de Termodinâmica e Mecânica dos Fluidos (nomeadamente escoamento compressível unidimensional).
Componente Laboratorial
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
N/A
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador (40%), Competências Interpessoais (30%), Competências Intrapessoais (30%).
Bibliografia
Principal
"Gas Turbine Theory", (4ª edição)
H. Cohen, G. F. C. Rogers e H. I. H. Saravanamuttoo
Longman Scientific & Technical
"Mechanics and Thermodynamics of Propulsion, (2ª edição)"
Philip G. Hill e Carl R. Peterson
Addison-Wesley Publishing Company
"Aircraft Propulsion and Gas Turbine Engines"