Disciplina
Aerodinâmica I
Área
Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia > Mecânica dos Fluídos
Activa nos planos curriculares
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MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Aerodinâmica I
LEAer 2021 > LEAer 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Aerodinâmica I
MEAer 2006 > MEAer 2006 > 1º Ciclo > Aerodinâmica I
Nível
Trabalho Computacional (35%), trabalho experimental (15%), exame final (50%)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
0.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Introdução à ciência da mecânica dos fluidos a partir de primeiros princípios da física clássica, incluindo os escoamentos de camada limite bidimensional.
Programa
Meio contínuo. Densidade, velocidade, e energia interna. Equações termodinâmica. Teorema de Leibnitz; Cinemática do movimento num fluido: ponto de vista Lagrangeano e Euleriano, derivada material. Taxa de deformação e taxa de expansão. Função de corrente e potencial de velocidade; Equação da continuidade e da quantidade de movimento, pressão e tensor das tensões viscosas. Forma diferencia e integral das equações da continuidade, quantidade de movimento, momento angular e energia; Fluidos Newtonianos e as equações de Navier-Stokes. Equação de Bernoulli. Escoamento de Couette; Análise dimensional. Teorema dos Pis. Camadas limites e introdução à teoria dos perfis alares: escoamento de Blasius sobre uma placa plana lisa, espessura de deslocamento, Equação de Von-Kármán, método aproximado de Von-Kármán-Pohlhausen, Soluções de semelhança de Falkner-Skan, Separação de camada limite. Introdução aos escoamentos turbulentos. Camada limite turbulenta.
Metodologia de avaliação
Trabalho Computacional (35%), trabalho experimental (15%), exame final (50%)
Pré-requisitos
Aprovação em Mecânica Aplicada I e II ou UC equivalente.
Componente Laboratorial
Realização de um ensaio laboratorial seguido de resolução de problemas espeçíficos pedidos pelo corpo docente: ensaio do jacto cirular com a análise do escoamento e/ou resolução de um problema neste escoamento.
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Exemplo de problemas numéricos a resolver pelos alunos: desenvolvimento de um código para fazer o cálculo de uma camada limite bidimensional usando diferenças finitas e o squema de Crank-Nicholson; utilização do código XFoil para calcular uma camada limite; implementação numérica do método de Von-Kármán-Pohlhausen. À luz do relatório da comissão para as competências em Computação e Programação, este trabalho compreende as competências de Abstração; Automação; Decomposição; Depuração; Generalização e Raciocínio Algorítmico. A avaliação desta componente contribui com 35% da avaliação final da UC
Componente de Competências Transversais
O trabalho a realizar no âmbito da UC contempla as seguintes competências transversais: pensamento crítico e inovador, tomada de decisão, trabalho em equipa, liderança, comunicação oral, utilização de ferramentas informáticas e multimédia e apresentação.