Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 2º Ciclo > Especializações > Espaço > Tronco Comum > Ambiente Espacial

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Aviónica > Opções de Aviónica > 8º Semestre de Aviónica > Ambiente Espacial

Nível

A avaliação é feita por exame final. Os alunos com classificação superior a 16 valores têm de fazer uma prova oral caso queiram manter a classificação; caso contrário ficarão com a classificação de 16 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Apresentação de quatro grandes classes de fenómenos em astrofísica, com aplicações típicas: (i) magnetohidrodinâmica aplicada à ionosfera terrestre, atmosfera solar e espaço Sol-Terra; (ii) campo gravitacional aplicado à Cosmologia, correcções relativistas de órbitas newtonianas e estrelas maciças; (iii) equilíbrio radiativo e modelos do interior das estrelas; (iv) mecânica dos fluidos com reacções químicas, radiação e ionização aplicada à entrada em atmosferas planetárias.

Programa

Esta disciplina é a sequência dos “Fenómenos Interactivos” que não é necessária como precedência. Continua a abordagem pluritemática envolvendo mecânica, termodinâmica electromagnetismo em fluidos e sólidos. Complementa a organização do plano de estudos de Engenharia Aeroespacial com ênfase em matemática - física nos 2 primeiros anos passando a aplicações em engenharia nos últimos 3, por uma abordagem conjunta matemática-física-engenharia que: (i) se baseia na matemática e física dos 2 primeiros anos como introdução a métodos e modelos mais avançados, que (ii) são de (imediato aplicados a problemas de engenharia que só podem ser resolvidos usado esses métodos. Logo a disciplina faz a ligação matemática-física-engenharia multitemática com ênfase na aplicação prática dos conceitos e interpretação dos resultados. Exemplos: oscilações não-lineares, ressonância paramétrica, ondas de grande amplitude, fenómenos em meios heterogéneos e/ou anisótropos, processos não estacionários, dínamos electromecânicos e outros fenómenos e equipamentos que ocorrem ou são usados em Ambiente Espacial.

Metodologia de avaliação

A avaliação é feita por exame final. Os alunos com classificação superior a 16 valores têm de fazer uma prova oral caso queiram manter a classificação; caso contrário ficarão com a classificação de 16 valores.

Bibliografia

Principal

Classical Theory of Fields (Course of Theoretical Physics)

L.D. Landau & E.F. Lifshitz

1995

Butterworth-Heinemann


Statistical Physics: Pt. 1 (Course of Theoretical Physics)

L.D. Landau & E.F. Lifshitz

1996

Butterworth-Heinemann


Introduction to the Study of Stellar Structure

S. Chandrasekhear

1973

Dover Publications


The Physics of astrophysics

F. Shu

1992

University Science Books