Disciplina

Área

Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial

Activa nos planos curriculares

MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Opções > Opções 1º Semestre > Sensores e Sistemas

MEAer 2021 > MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções Aeroespacial > Opções Aeroespacial 1 > Sensores e Sistemas

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Opções de Espaço > 7º Semestre de Espaço > Sensores e Sistemas

Nível

Elaboração e apresentação de 1 (um) trabalho de síntese sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação - 20% 3 (três) trabalhos experimentais, envolvendo aquisição, processamento e análise de dados - 30% Exame - 50%

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Aquisição de conhecimentos relevantes para a análise e operação de sistemas de instrumentação gerais e aplicados em aeronaves: Conceito de instrumentação; Conceito de metrologia; Análise dos subsistemas que constituem um sistema de instrumentação; Análise de sistemas aueronáuticos, envolvedo sistemas de instrumentação. Parte do último objetivo será abordado pelos alunos através da elaboração e apresentação numa aula de 1 (um) trabalho de síntese, sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação. Haverá 3 (três) trabalhos experimentais envolvendo componentes de sistemas de instrumentação, nomeadamente sensores e unidades de consicionamento de sinal.

Programa

1. Conceito, caracterização e aplicação de sistemas de instrumentação. 2. Características metrológicas de um canal de medida. 3. Análise geral dos principais subsistemas de um sistema de instrumentação: sensores; condicionamento de sinal; amostragem; conversão e modulação de dados; gravação; transmissão; sistemas de visualização. Calibração de sistemas de instrumentação. A importância do tempo para a correlação dos dados. 4. Classificação e análise dos vários subsistemas que constituem o sistema de instrumentação de uma aeronave: instrumentos de medição de dados aerológicos; navegação e guiamento; ajudas à aproximação e aterragem; sistemas de navegação por satélite para aplicação aeronáutica (ABAS, SBAS e GBAS); fundamentos e utilização de barramentos de dados (ARINC 429, ARINC 629, MIL-STD-1553B, AFDX e IEEE-488). Exemplos.

Metodologia de avaliação

Elaboração e apresentação de 1 (um) trabalho de síntese sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação - 20% 3 (três) trabalhos experimentais, envolvendo aquisição, processamento e análise de dados - 30% Exame - 50%

Pré-requisitos

Frequência prévia das Unidade Curriculares de Programação e de Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Eletrónica.

Componente Laboratorial

No início do período letivo, a componente laboratorial servirá para a realização de trabalhos visando a obtenção de dados no âmbito dos trabalhos experimentais. No final do período letivo, a componente laboratorial servirá para apresentação de parte dos trabalhos de síntese elaborados pelos alunos sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação. Para a realização dos trabalhos experimentais e de síntese, sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação, os alunos serão agrupados em grupos, promovendo-se a cooperação e o trabalho em equipe.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Para a realização dos trabalhos experimentais são necessários conhecimentos básicos de programação (C, MatLab ou de software similar).

Componente de Competências Transversais

A Unidade Curricular abarca o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (comunicação oral, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, organizacional e trabalho em equipe), Literacia da Informação e dos media (capacidade de localizar, aceder, analisar e avaliar informações) nos trabalhos experimentais e no trabalho de síntese, sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser de aproximadamente 20%.

Bibliografia

Principal

Avionics Navigation Systems

M. Kayton e W. R. Fried

1996

John Wiley and Sons


Aircraft Instruments & Integrated Systems

E. H. J. Pallett

1992

Longman


Sensores e sistemas, notas para a cadeira adaptadas e compiladas a partir de documentos elaborados por J. R. C. Azinheira

A. R. A. Fonseca

2017

Texto compilado - SMA, DEM, IST


Secundária

AGARD Flight Test Instrumentation Series

vários

1972 a 2003

AGARDograph 160, 20 Volumes - AGARD/RTO, NATO


AGARD Flight Test Techniques Series

vários

1983 a 2003

AGARDograph 300, 23 Volumes - AGARD/RTO, NATO