Disciplina
Sensores e Sistemas
Área
Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial > Mecânica Aeroespacial
Activa nos planos curriculares
MEAer 2017 > MEAer 2017 > 1º Ciclo > Opções > Opções 1º Semestre > Sensores e Sistemas
MEAer 2021 > MEAer 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opções Aeroespacial > Opções Aeroespacial 1 > Sensores e Sistemas
MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Espaço > Opções de Espaço > 7º Semestre de Espaço > Sensores e Sistemas
Nível
Elaboração e apresentação de 1 (um) trabalho de síntese sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação - 20% 3 (três) trabalhos experimentais, envolvendo aquisição, processamento e análise de dados - 30% Exame - 50%
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Aquisição de conhecimentos relevantes para a análise e operação de sistemas de instrumentação gerais e aplicados em aeronaves: Conceito de instrumentação; Conceito de metrologia; Análise dos subsistemas que constituem um sistema de instrumentação; Análise de sistemas aueronáuticos, envolvedo sistemas de instrumentação. Parte do último objetivo será abordado pelos alunos através da elaboração e apresentação numa aula de 1 (um) trabalho de síntese, sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação. Haverá 3 (três) trabalhos experimentais envolvendo componentes de sistemas de instrumentação, nomeadamente sensores e unidades de consicionamento de sinal.
Programa
1. Conceito, caracterização e aplicação de sistemas de instrumentação. 2. Características metrológicas de um canal de medida. 3. Análise geral dos principais subsistemas de um sistema de instrumentação: sensores; condicionamento de sinal; amostragem; conversão e modulação de dados; gravação; transmissão; sistemas de visualização. Calibração de sistemas de instrumentação. A importância do tempo para a correlação dos dados. 4. Classificação e análise dos vários subsistemas que constituem o sistema de instrumentação de uma aeronave: instrumentos de medição de dados aerológicos; navegação e guiamento; ajudas à aproximação e aterragem; sistemas de navegação por satélite para aplicação aeronáutica (ABAS, SBAS e GBAS); fundamentos e utilização de barramentos de dados (ARINC 429, ARINC 629, MIL-STD-1553B, AFDX e IEEE-488). Exemplos.
Metodologia de avaliação
Elaboração e apresentação de 1 (um) trabalho de síntese sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação - 20% 3 (três) trabalhos experimentais, envolvendo aquisição, processamento e análise de dados - 30% Exame - 50%
Pré-requisitos
Frequência prévia das Unidade Curriculares de Programação e de Teoria dos Circuitos e Fundamentos de Eletrónica.
Componente Laboratorial
No início do período letivo, a componente laboratorial servirá para a realização de trabalhos visando a obtenção de dados no âmbito dos trabalhos experimentais. No final do período letivo, a componente laboratorial servirá para apresentação de parte dos trabalhos de síntese elaborados pelos alunos sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação. Para a realização dos trabalhos experimentais e de síntese, sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação, os alunos serão agrupados em grupos, promovendo-se a cooperação e o trabalho em equipe.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Para a realização dos trabalhos experimentais são necessários conhecimentos básicos de programação (C, MatLab ou de software similar).
Componente de Competências Transversais
A Unidade Curricular abarca o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (comunicação oral, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, organizacional e trabalho em equipe), Literacia da Informação e dos media (capacidade de localizar, aceder, analisar e avaliar informações) nos trabalhos experimentais e no trabalho de síntese, sobre um sistema aeronáutico envolvendo sistemas de instrumentação. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser de aproximadamente 20%.
Bibliografia
Principal
Aircraft Instruments & Integrated Systems
Texto compilado - SMA, DEM, IST
Secundária
AGARD Flight Test Instrumentation Series
AGARDograph 160, 20 Volumes - AGARD/RTO, NATO
AGARD Flight Test Techniques Series
AGARDograph 300, 23 Volumes - AGARD/RTO, NATO