Disciplina
Motores Térmicos
Área
Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia > Tecnologias de Conversão de Energia
Activa nos planos curriculares
MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação em Conversão de Energia > Formação Especializada em Conversão de Energia > Opção > Motores Térmicos
MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Energia > Motores Térmicos
Nível
Exame escrito (mínimo: 9,5). Oral decidida à descrição do docente. Presença obrigatória em dois ensaios laboratoriais com realização de um - grupos de 3 alunos (oral imediatamente antes do ensaio (33%), ensaio, e elaboração de um relatório (67%)). Avaliação contínua facultativa em todas as aulas teóricas. Exame 75%, ensaio laboratorial 25%. Possibilidade de um trabalho facultativo a discutir numa oral. Nota final resultante da oral, tendo em conta todas as provas prestadas.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
0.5 h/semana
1.0 h/semana
105.0 h/semestre
Objectivos
Desenvolver a capacidade de analisar sistemas condicionados por um elevado número de parâmetros fortemente interdependentes. Aplicar, de uma forma integrada, conhecimentos adquiridos (termodinâmica, mecânica de fluidos, transmissão de calor e de massa, combustão, etc) ao caso concreto dos motores de combustão interna (MCI). Analisar o comportamento termodinâmico dos MCI, analisar consequências e implicações de transformações nos MCI, adquirir a linguagem típica do trabalho e estudo dos MCI, e adquirir conhecimentos que permitam aos alunos manterem-se actualizados nos anos futuros.
Programa
1) Introdução aos diversos tipos de motores - Generalidades. Funcionamento dos motores de Explosão, dos motores Diesel, e dos motores a Dois Tempos. Comparação dos diversos motores. Perspectiva histórica.2) Termodinâmica aplicada aos motores térmicos - Termodinâmica. Mecânica dos fluidos. Transmissão de calor. Combustão.3) Parâmetros de projecto e funcionamento - Generalidades. Cilindrada. Velocidade de rotação. Rendimento volumétrico. Perdas mecânicas. Massa específica do ar. Coeficiente de excesso de ar. Ciclos teórico, ideal, e real. Análise das curvas características.4) Combustão e câmaras de combustão em motores de Explosão - Processo de combustão. Preparação da mistura. Variações cíclicas. Detonação e pré-ignição. Índice de octano. Câmaras de combustão.5) Combustão e câmaras de combustão em motores Diesel - Processo de combustão. Atraso à inflamação. Número de cetano. Câmaras de combustão.6) Sobre-alimentação - Generalidades. Motores de Explosão. Motores Diesel.7) Impacte ambiental - Produtos de combustão e constituintes dos gases de escape. Formação de poluentes. Controlo de emissões.8) Periféricos, auxiliares, e lubrificação.
Metodologia de avaliação
Exame escrito (mínimo: 9,5). Oral decidida à descrição do docente. Presença obrigatória em dois ensaios laboratoriais com realização de um - grupos de 3 alunos (oral imediatamente antes do ensaio (33%), ensaio, e elaboração de um relatório (67%)). Avaliação contínua facultativa em todas as aulas teóricas. Exame 75%, ensaio laboratorial 25%. Possibilidade de um trabalho facultativo a discutir numa oral. Nota final resultante da oral, tendo em conta todas as provas prestadas.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Internal Combustion Engine Fundamentals
Texto de Apoio, Edição da AEIST
Trabalhos de Laboratório de Motores Térmicos
Texto de Apoio, Edição da AEIST