Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Arquitectura Naval > Engenharia e Arquitectura Naval

Activa nos planos curriculares

MENO 2017 > MENO 2017 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Transportes Marítimos e Portos > Opcionais > Vibrações de Navios

MEAN 2006 > MEAN 2006 > 2º Ciclo > Opções > Vibrações de Navios

Nível

Avaliação contínua: teste (50% - cobre parte da matéria); trabalho laboratório (10%), trabalho Matlab (10%), trabalho viga-navio (30%). O teste tem nota mínima de 10 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Preparar os alunos para formular problemas de vibrações e em particular para perceber, conseguir prever e resolver os problemas de vibrações a bordo de navios. Os alunos devem conseguir prever as frequências naturais e os modos de vibração do casco do navio e de algumas componentes a bordo. Devem também ficar aptos para propor soluções para minimizar os efeitos das vibrações a bordo.

Programa

Análise numérica da resposta dinâmica de sistemas simples. Formulação dos problemas de dinâmica estrutural. Análise dinâmica de sistemas discretos, solução de problemas de valores próprios, análise modal. Resposta livre de sistemas contínuos, modos próprios de vibração. Métodos aproximados de cálculo. Resposta forçada de sistemas contínuos com amortecimento. Análise dinâmica de sistemas contínuos, vibrações axiais, torsionais e flexurais de veios. Métodos aproximados de análise de sistemas contínuos: métodos de Rayleigh-Ritz, Holzer e Mikelstad. Vibrações de estruturas flutuantes. Frequências naturais da estrutura de navios. Excitação de vibrações devidas às ondas, à máquina e ao hélice. Amortecimento estrutural e hidrodinâmico. Modos de vibração e resposta forçada do casco. Vibração de equipamentos de bordo. Isolamento de vibrações e fundações de equipamento. Forças de impacto no casco. Resposta transiente do navio a forças de impacto.

Metodologia de avaliação

Avaliação contínua: teste (50% - cobre parte da matéria); trabalho laboratório (10%), trabalho Matlab (10%), trabalho viga-navio (30%). O teste tem nota mínima de 10 valores.

Bibliografia

Principal

Elements of Vibrations on Analysis

L. Meirovitch

1975

McGraw-Hill


Vibration of Ships

F. M. Lewis

1988

Principles of Naval Architecture, Cap. X, SNAME


Vibrações de Navios - Apontamentos da disciplina

C. Guedes Soares

2001

SAEN


Practical aspects and methodologies for the calculation of ship vibration, Class Notes

N. Fonseca and S.  Ribeiro e Silva

2008

Class Notes, IST.