Disciplina
Pgp - Trabalho Cooperativo, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional
Área
Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação
Activa nos planos curriculares
POSI2007 > POSI2007 > 3º Ciclo > Pgp - Trabalho Cooperativo, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional
Nível
A avaliação da unidade curricular é feita através de: • Trabalho de Grupo (40%) • Trabalho Individual (40%) • Trabalho do Curso (20%)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.2858 h/semana
108.0 h/semestre
Objectivos
O objectivo da unidade curricular é apresentar os conceitos e metodologias relacionados com a problemática do conhecimento e da aprendizagem nas organizações e da gestão do conhecimento organizacional numa perspetiva de aplicação à realidade empresarial no contexto global atual de uma “Learning Organization”. Pretende-se que os alunos venham a: • Construir um ambiente de trabalho colaborativo para o Curso com recurso a plataformas computacionais. • Compreender a importância da gestão do conhecimento organizacional. • Perceber a dinâmica de grupo na geração de valor no conhecimento, o grupo como “Comunidade de Aprendizagem”. • Adquirir capacidades de análise e implementação de processos de gestão estratégica para diferentes tipos de organizações. • Aferir a mais-valia da conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. • Perceber a dinâmica das redes sociais fora e dentro da organização. • Conhecer as metodologias de Engenharia do Conhecimento.
Programa
Este módulo tem suporte pelo seu corpo docente específico – recém-graduados do POSI, com experiência profissional em redes sociais e dinâmica de grupos – que procurará acima de tudo ajudar os alunos individualmente e em grupo a tirar partido do ambiente proporcionado durante o curso. O programa inclui as seguintes matérias teóricas: • Learning Organization; • Gestão do Conhecimento; • Comunidade de Aprendizagem; • Pirâmide de Maslow; • Negociação; • Modelo SECI; • Protégé; • CommonKADS; • Big Data; • Cibersegurança; • As redes sociais
Metodologia de avaliação
A avaliação da unidade curricular é feita através de: • Trabalho de Grupo (40%) • Trabalho Individual (40%) • Trabalho do Curso (20%)
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
NONAKA, Ikujirō, TAKEUCHI, Hirotaka,
Oxford University Press, ISBN 0199762333, 9780199762330
Secundária
Knowledge Creation and Management: New Challenges for Managers
ICHIJO, Kazuo, NONAKA, Ikujirō
Oxford University Press, ISBN-10: 0195159624, ISBN-13: 978-0195159622
DAVENPORT, Thomas H., PRUSAK, Laurence
Harvard Business Review Press; 2nd edition, ISBN-10: 1578513014, ISBN-13: 978-1578513017
Facilitating Groups to Drive Change
Palgrave Macmillan;ISBN-10: 0230549292, ISBN-13: 978-0230549296