Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

POSI2007 > POSI2007 > 3º Ciclo > Pgp - Trabalho Cooperativo, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional

Nível

Livro do POSI E3 (40%) Relatório de Aprendizagens (40%) Avaliação 360º (20%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

0.286 h/semana

1.0 h/semana

108.0 h/semestre

Objectivos

Os principais objectivos deste módulo são: 1) Que ao longo de todo o curso o grupo de alunos do POSI E3 actue e se reconheça como uma ?Comunidade de Aprendizagem?. 2) Que deste modo procurem - através da investigação, reflexão e acção - potenciar as aprendizagens individuais assim como do grupo. 3) Reflectir sobre as experiências, dificuldades e aprendizagens do grupo, desenvolvidas ao longo do curso, e conseguir reificá-las.

Programa

Aprendizagem e Conhecimento aos níveis: Individual Grupo e de Comunidades Organizacional Comunidades de Aprendizagem e Comunidades de Prática Sensemaking Ferramentas e Plataformas de suporte à classificação e gestão de Informação , colaboração, e networking

Metodologia de avaliação

Livro do POSI E3 (40%) Relatório de Aprendizagens (40%) Avaliação 360º (20%)

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

The new dynamics of strategy: Sense-making in a complex and complicated world

Kurtz, C. F., & Snowden, D. J.

2003

IBM Systems Journal, 42(3)


Beyond the Stable State

Schön, D. A.

1973

New York: The Norton Library


The Reflective Practitioner, How Professionals Think in Action

Schön, D. A.

1983

Ashgate


A Leader's Framework for Decision Making

Snowden, D. J., & Boone, M. E.

2007

Harvard Business Review, 69 - 76


Everything Is Miscellaneous: The Power of the New Digital Disorder

Weinberger, D.

2008

Henry Holt


Communities of practice and social learning systems: the career of a concept

Wenger, E.

2010

Blackmore, C. (Eds),Social Learning Systems and Communities of Practice