Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas de Informação > Arquitectura e Gestão de Sistemas de Informação

Activa nos planos curriculares

POSI2007 > POSI2007 > 3º Ciclo > Pgp - Trabalho Cooperativo, Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional

Nível

A avaliação da unidade curricular é feita através de: • Trabalho de Grupo (40%) • Trabalho Individual (40%) • Trabalho do Curso (20%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.2858 h/semana

108.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo da unidade curricular é apresentar os conceitos e metodologias relacionados com a problemática do conhecimento e da aprendizagem nas organizações e da gestão do conhecimento organizacional numa perspetiva de aplicação à realidade empresarial no contexto global atual de uma “Learning Organization”. Pretende-se que os alunos venham a: • Construir um ambiente de trabalho colaborativo para o Curso com recurso a plataformas computacionais. • Compreender a importância da gestão do conhecimento organizacional. • Perceber a dinâmica de grupo na geração de valor no conhecimento, o grupo como “Comunidade de Aprendizagem”. • Adquirir capacidades de análise e implementação de processos de gestão estratégica para diferentes tipos de organizações. • Aferir a mais-valia da conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. • Perceber a dinâmica das redes sociais fora e dentro da organização. • Conhecer as metodologias de Engenharia do Conhecimento.

Programa

Este módulo tem suporte pelo seu corpo docente específico – recém-graduados do POSI, com experiência profissional em redes sociais e dinâmica de grupos – que procurará acima de tudo ajudar os alunos individualmente e em grupo a tirar partido do ambiente proporcionado durante o curso. O programa inclui as seguintes matérias teóricas: • Learning Organization; • Gestão do Conhecimento; • Comunidade de Aprendizagem; • Pirâmide de Maslow; • Negociação; • Modelo SECI; • Protégé; • CommonKADS; • Big Data; • Cibersegurança; • As redes sociais

Metodologia de avaliação

A avaliação da unidade curricular é feita através de: • Trabalho de Grupo (40%) • Trabalho Individual (40%) • Trabalho do Curso (20%)

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Criaçao de Conhecimento na Empresa (The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation)

NONAKA, Ikujirō, TAKEUCHI, Hirotaka,

1995

Oxford University Press, ISBN 0199762333, 9780199762330


Secundária

Knowledge Creation and Management: New Challenges for Managers

ICHIJO, Kazuo, NONAKA, Ikujirō

2006

Oxford University Press, ISBN-10: 0195159624, ISBN-13: 978-0195159622


Working Knowledge

DAVENPORT, Thomas H., PRUSAK, Laurence

2000

Harvard Business Review Press; 2nd edition, ISBN-10: 1578513014, ISBN-13: 978-1578513017


Facilitating Groups to Drive Change

BUECHEL, Bettina, MOSS, Ivan,

2007

Palgrave Macmillan;ISBN-10: 0230549292, ISBN-13: 978-0230549296