Disciplina
Tecnologia de Jogos e Simulação
Área
Área Científica de Inteligência Artificial > Sistemas Inteligentes
Activa nos planos curriculares
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Nível
A avaliação desta disciplina é baseada num projecto de um jogo “mid-game prototype”. O jogo será desenvolvido com base num conceito fornecido ou, opcionalmente, no trabalho (corrigido) elaborado na disciplina de Desenho e Desenvolvimento de Jogos, se esta for leccionada um semestre antes. Um documento relatando todo o processo e os seus resultados acompanhará a entrega, e constituirá parte importante da avaliação.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
1.0 h/semana
75.0 h/semestre
Objectivos
Um aluno que frequente esta disciplina deve adquirir: Domínio da tecnologia usada na criação de jogos de computador, com uma visão dos principais desafios tecnológicos; Simulação dinâmica de mundos, e aplicação de técnicas de Inteligência Artificial em sistemas interactivos e “real-time”; Utilização de teoria de jogos para abordar estratégias de decisão de jogadores virtuais; Domínio de sistemas para a criação de narrativa digital e de arquitecturas para a criação de personagens sintéticos autónomos, focando o problema de integração Mente/Corpo/Mundo; Utilização de técnicas de avaliação da experiência do utilizador.
Programa
Visão sobre a Tecnologia e normas usadas em Jogos: Casos de Estudo Simulação de Mundos Dinâmicos: Física, Economia, Vida Artificial - Detalhe e Exactidão Inteligência Artificial Distribuída Ambientes “real-time” dinâmicos Conflitos, estratégias e equilíbrio Aplicação de planeamento a jogos Arquitecturas de Corpo e Mente: Modelos Cognitivos e Emocionais de Personagens Sintéticos Sistemas Digitais de Narrativa Modelação do Utilizador e Avaliação da sua Experiência de Jogo Jogos na Internet e com Múltiplos Jogadores
Metodologia de avaliação
A avaliação desta disciplina é baseada num projecto de um jogo “mid-game prototype”. O jogo será desenvolvido com base num conceito fornecido ou, opcionalmente, no trabalho (corrigido) elaborado na disciplina de Desenho e Desenvolvimento de Jogos, se esta for leccionada um semestre antes. Um documento relatando todo o processo e os seus resultados acompanhará a entrega, e constituirá parte importante da avaliação.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Game Theory. Analysis of Conflict
Developing Online Games: An Insider's Guide
Jessica Mulligan e Bridgette Patrovsky
Secundária
The Art and Business of Making Games