Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Sistemas Inteligentes

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Nível

A avaliação desta disciplina é baseada num projecto de um jogo “mid-game prototype”. O jogo será desenvolvido com base num conceito fornecido ou, opcionalmente, no trabalho (corrigido) elaborado na disciplina de Desenho e Desenvolvimento de Jogos, se esta for leccionada um semestre antes. Um documento relatando todo o processo e os seus resultados acompanhará a entrega, e constituirá parte importante da avaliação.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

1.0 h/semana

75.0 h/semestre

Objectivos

Um aluno que frequente esta disciplina deve adquirir: Domínio da tecnologia usada na criação de jogos de computador, com uma visão dos principais desafios tecnológicos; Simulação dinâmica de mundos, e aplicação de técnicas de Inteligência Artificial em sistemas interactivos e “real-time”; Utilização de teoria de jogos para abordar estratégias de decisão de jogadores virtuais; Domínio de sistemas para a criação de narrativa digital e de arquitecturas para a criação de personagens sintéticos autónomos, focando o problema de integração Mente/Corpo/Mundo; Utilização de técnicas de avaliação da experiência do utilizador.

Programa

Visão sobre a Tecnologia e normas usadas em Jogos: Casos de Estudo Simulação de Mundos Dinâmicos: Física, Economia, Vida Artificial - Detalhe e Exactidão Inteligência Artificial Distribuída Ambientes “real-time” dinâmicos Conflitos, estratégias e equilíbrio Aplicação de planeamento a jogos Arquitecturas de Corpo e Mente: Modelos Cognitivos e Emocionais de Personagens Sintéticos Sistemas Digitais de Narrativa Modelação do Utilizador e Avaliação da sua Experiência de Jogo Jogos na Internet e com Múltiplos Jogadores

Metodologia de avaliação

A avaliação desta disciplina é baseada num projecto de um jogo “mid-game prototype”. O jogo será desenvolvido com base num conceito fornecido ou, opcionalmente, no trabalho (corrigido) elaborado na disciplina de Desenho e Desenvolvimento de Jogos, se esta for leccionada um semestre antes. Um documento relatando todo o processo e os seus resultados acompanhará a entrega, e constituirá parte importante da avaliação.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Game Theory. Analysis of Conflict

Roger B. Myerson

1997

Harvard University Press


Developing Online Games: An Insider's Guide

Jessica Mulligan e Bridgette Patrovsky

2003

New Riders


AI Game Development

Alex Champandard

2003

New Riders


Secundária

Designing Virtual Worlds

Richard A. Bartle

2003

New Riders


The Art and Business of Making Games

Gamasutra

2006?

(em linha)