Disciplina
Metodologia de Desenvolvimento de Jogos
Área
Área Científica de Inteligência Artificial > Sistemas Inteligentes
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Nível
Avaliação é baseada no desenvolvimento de um projeto que será faseado em vários pontos de acompanhamento alguns dos quais com avaliação. Pretende-se ter um total de 4 pontos de avaliação espaçados de forma igual no tempo e com peso igual (25%).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Dar ao alunos uma visão geral das diferentes metodologias e tecnologias envolvida no desenvolvimento de videojogos discutindo as principais questões de cada uma delas. Dotar os alunos de ferramentas e técnicas para desenvolver interfaces de videojogos tendo especial atenção aos modos de controlo usados. Dotar os alunos de capacidade de reflecção sobre a jogabilidade e a experiência do jogador seguindo uma perspectiva de modelação conceptual juntamente com uma perspectiva empírica de realização de testes com jogadores. Salientar processos de exploração da experiência na perspectiva do jogador.
Programa
O Jogo como artefacto interativo. Envolvimento do jogador. Desenvolvimento ágil. Ferramentas de desenvolvimento. Modelos de interação. Tipos de interface. Apresentação do mundo e representação do jogador. Metáforas de controle. Modelação conceptual da Experiência do Jogador. Modelo Económico do Jogo. Modelos dinâmicos. Testes de jogabilidade no processo de desenvolvimento. Metodologias e técnicas de recolha e análise de dados. Prototipagem. Design de níveis. Gameplay/Player analytics Adaptação ao jogador.
Metodologia de avaliação
Avaliação é baseada no desenvolvimento de um projeto que será faseado em vários pontos de acompanhamento alguns dos quais com avaliação. Pretende-se ter um total de 4 pontos de avaliação espaçados de forma igual no tempo e com peso igual (25%).
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Design e Desenvolvimento de Jogos
Carlos Martinho, Pedro Santos, Rui Prada
Game Mechanics: Advanced Game Design