Disciplina

Área

Área Científica de Inteligência Artificial > Sistemas Inteligentes

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Nível

Avaliação é baseada no desenvolvimento de um projeto que será faseado em vários pontos de acompanhamento alguns dos quais com avaliação. Pretende-se ter um total de 4 pontos de avaliação espaçados de forma igual no tempo e com peso igual (25%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Dar ao alunos uma visão geral das diferentes metodologias e tecnologias envolvida no desenvolvimento de videojogos discutindo as principais questões de cada uma delas. Dotar os alunos de ferramentas e técnicas para desenvolver interfaces de videojogos tendo especial atenção aos modos de controlo usados. Dotar os alunos de capacidade de reflecção sobre a jogabilidade e a experiência do jogador seguindo uma perspectiva de modelação conceptual juntamente com uma perspectiva empírica de realização de testes com jogadores. Salientar processos de exploração da experiência na perspectiva do jogador.

Programa

O Jogo como artefacto interativo. Envolvimento do jogador. Desenvolvimento ágil. Ferramentas de desenvolvimento. Modelos de interação. Tipos de interface. Apresentação do mundo e representação do jogador. Metáforas de controle. Modelação conceptual da Experiência do Jogador. Modelo Económico do Jogo. Modelos dinâmicos. Testes de jogabilidade no processo de desenvolvimento. Metodologias e técnicas de recolha e análise de dados. Prototipagem. Design de níveis. Gameplay/Player analytics Adaptação ao jogador.

Metodologia de avaliação

Avaliação é baseada no desenvolvimento de um projeto que será faseado em vários pontos de acompanhamento alguns dos quais com avaliação. Pretende-se ter um total de 4 pontos de avaliação espaçados de forma igual no tempo e com peso igual (25%).

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Design e Desenvolvimento de Jogos

Carlos Martinho, Pedro Santos, Rui Prada

2013

FCA


Game Mechanics: Advanced Game Design

Ernest Adams, Joris Dormans

2012

New Riders