Disciplina
Concepção Centrada no Utilizador
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia
Activa nos planos curriculares
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Nível
Projecto 80% + Laboratórios (20%) nota mínima 9.5/20 (sem arredondamento) em cada componente
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Apreender os princípios norteantes e as metodologias da concepção centrada no utilizador de sistemas interactivos. Apreender a necessidade do conhecimento dos utilizadores e suas necessidades e seu envolvimento na construção de sistemas interactivos. Adaptar estes conhecimentos a metodologias de desenvolvimento centrado no utilizador. Aplicar modelos de avaliação de acordo com a fase de projecto. Realizar um projecto de um sistema interactivo com base nos conhecimentos adquiridos e com envolvimento dos utilizadores a vários níveis.
Programa
TEÓRICO: Estudo de casos inicial. Observação de utilizadores. Utilizadores e modelos de utilizador. Usabilidade e engenharia da usabilidade. Inquirir Utilizadores e peritos. Testes com utilizadores e experiências. Necessidades dos utilizadores - levantamento e identificação de requisitos. Modelos de desenvolvimento. Concepção e construção de protótipos. Enquadramento da avaliação. Envolvimento e participação dos utilizadores. Estuso de casos: HutchWorld e MEDLINEplus. LABORATÓRIO: Observação de um local, análise dos serviços prestados, apresentação do trabalho e propostas de melhoramento. Workshop "Como abordámos o tema do projecto e como vamos inquirir os utilizadores. Workshop "Que dizem os utilizadores". Experiências de usabilidade formal. Workshop "Propostas de solução: como suportar os utilizadores nas suas tarefas". Workshop "Que dizem os utilizadores das soluções propostas e que há a modificar".
Metodologia de avaliação
Projecto 80% + Laboratórios (20%) nota mínima 9.5/20 (sem arredondamento) em cada componente
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction
J. Preece, Y. Rogers, H. Sharp