Disciplina

Área

Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia

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MEIC-A 2018 > MEIC-A 2018 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização > Conceção Centrada no Utilizador

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MEIC-T 2021 > MEIC-T 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização > Conceção Centrada no Utilizador

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MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Conceção Centrada no Utilizador

Nível

Projecto 80% + Laboratórios (20%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

147.0 h/semestre

Objectivos

Apreender os princípios norteantes e as metodologias da concepção centrada no utilizador de sistemas interactivos. Apreender a necessidade do conhecimento dos utilizadores e suas necessidades e seu envolvimento na construção de sistemas interactivos. Adaptar estes conhecimentos a metodologias de desenvolvimento centrado no utilizador. Aplicar modelos de avaliação de acordo com a fase de projecto. Realizar um projecto de um sistema interactivo com base nos conhecimentos adquiridos e com envolvimento dos utilizadores a vários níveis.

Programa

Teórico: Introdução a Concepção Centrada no Utilizador. Utilizadores e Stakeholders. Inquirir Utilizadores e Peritos. Observação de Utilizadores. Envolvimento e Participação de Utilizadores. Necessidades dos Utilizadores e Levantamento de Requisitos. Engenharia de Usabilidade. Análise e Interpretação de Dados. Construção de Protótipos. Tipos de Interface. Aspectos Afectivos na Interacção. Acessibilidade. Ética no Desenvolvimento Centrado no Utilizador. Laboratório: Workshops com os seguintes temas: Quem são os Utilizadores? O que pretendem os Utilizadores? Aplicação de Sondas Culturais Workshop com Utilizadores Requisitos Iniciais Validação dos Requisitos Modelo Conceptual. Esboço de Protótipos de Baixa Fidelidade Testes de Usabilidade Protótipos de Baixa Fidelidade Protótipo Funcional

Metodologia de avaliação

Projecto 80% + Laboratórios (20%)

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (3rd Edition)

J. Preece, Y. Rogers, H. Sharp

2011

John Wiley & Sons