Disciplina
Conceção Centrada no Utilizador
Área
Área Científica de Interação e Gráficos > Interacção e Multimédia
Activa nos planos curriculares
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MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Sistemas Multimedia > Conceção Centrada no Utilizador
Nível
Projecto 80% + Laboratórios (20%)
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
147.0 h/semestre
Objectivos
Apreender os princípios norteantes e as metodologias da concepção centrada no utilizador de sistemas interactivos. Apreender a necessidade do conhecimento dos utilizadores e suas necessidades e seu envolvimento na construção de sistemas interactivos. Adaptar estes conhecimentos a metodologias de desenvolvimento centrado no utilizador. Aplicar modelos de avaliação de acordo com a fase de projecto. Realizar um projecto de um sistema interactivo com base nos conhecimentos adquiridos e com envolvimento dos utilizadores a vários níveis.
Programa
Teórico: Introdução a Concepção Centrada no Utilizador. Utilizadores e Stakeholders. Inquirir Utilizadores e Peritos. Observação de Utilizadores. Envolvimento e Participação de Utilizadores. Necessidades dos Utilizadores e Levantamento de Requisitos. Engenharia de Usabilidade. Análise e Interpretação de Dados. Construção de Protótipos. Tipos de Interface. Aspectos Afectivos na Interacção. Acessibilidade. Ética no Desenvolvimento Centrado no Utilizador. Laboratório: Workshops com os seguintes temas: Quem são os Utilizadores? O que pretendem os Utilizadores? Aplicação de Sondas Culturais Workshop com Utilizadores Requisitos Iniciais Validação dos Requisitos Modelo Conceptual. Esboço de Protótipos de Baixa Fidelidade Testes de Usabilidade Protótipos de Baixa Fidelidade Protótipo Funcional
Metodologia de avaliação
Projecto 80% + Laboratórios (20%)
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction (3rd Edition)
J. Preece, Y. Rogers, H. Sharp