Eventos

Entrega do Prémio Best in Class 2016

7 Março 2017, 11:42 - Fátima Jacinto

Realizou-se no dia 3 de Março, pelas 15:00, no Anfiteatro do Complexo Interdisciplinar do IST - Alameda, a sessão de entrega do Prémio de Mérito Académico “Best in Class BCG” ao melhor aluno na unidade curricular de Gestão do IST, que no ano lectivo 2015/2016 foi atribuído a Francisco Horta Ferreira da Silva, aluno nº 79030, do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica. 

A sessão contou com a presença do Professor Arlindo Oliveira, Presidente do IST, do Eng. José Ferreira, Principal da BCG, do Professor Rui Baptista, Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão e do Professor João Oliveira Soares, Responsável da u.c. de Gestão.


O  professor João Oliveira Soares exaltou o peso da iniciativa “que sensibiliza os alunos” e agradeceu a disponibilidade da BCG para “continuar a ser um parceiro que estimula a aprendizagem e que todos os anos recruta vários dos nossos alunos para os seus quadros”. O elogio foi retribuído pelo “Principal” da BCG, o engenheiro José Ferreira, que assegurou que para a sua empresa “o Técnico é uma fonte de talento”.

O protagonista da tarde, Francisco Horta da Silva , visivelmente feliz, partilhou a importância da iniciativa para que “a cadeira de gestão seja levada mais a sério”. O jovem que não descarta a hipótese de trabalhar como gestor ao longo da sua carreira, acredita que “esta componente de interpretação que a cadeira de gestão oferece é essencial para qualquer engenheiro”.

Seguiu-se uma palestra, ministrada pelo “Principal” da BCG que expôs aos presentes, recorrendo a alguns exemplos práticos, o impacto e a importância que a inteligência artificial tem no mercado e consequentemente no quotidiano do próprio consumidor.




Debate sobre o tema “Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior – uma reflexão”

2 Março 2017, 10:38 - Fátima Jacinto

No dia 6 de Março, às 13h50 na sala 0.65 do Campus do TagusPark, realizar-se-á a Sessão de Debate sobre o tema “Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior – uma reflexão”, enquadrado no Evento da Responsabilidade Social que é dinamizado pela Professora Ana Carvalho do Departamento de Engenharia e Gestão, e que este ano é dedicado às Necessidades Educativas Especiais no Ensino Universitário, em particular no Técnico Lisboa.

Estarão presentes vários convidados dos quais destacamos os alunos José Pedro Vermelho Maié e Marco António Rodrigues (Técnico Lisboa-Taguspark) que irão apresentar os seus testemunhos, a Professora Cristina Espadinha (Faculdade de Motricidade Humana) e a Professora Sara Bahia Nogueira (Faculdade de Psicologia de Lisboa), ambas  em representação da Rede das Necessidades Educativas Especiais da Universidade de Lisboa, o Professor Tiago Guerreiro  (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), o Professor Hugo Nicolau, o Professor Francisco Melo, a Professora Luísa Coheur e a aluna finalista de mestrado Margarida Reis (Técnico Lisboa) que irão apresentar projetos desenvolvidos nesta área do conhecimento.

As Professoras Ana Carvalho e Ana Moura Santos (Técnico Lisboa) serão moderadoras de duas sessões temáticas.

A abertura deste evento contará com a presença do Professor Luís Correia, Vice-presidente do Técnico Lisboa para o campus do Taguspark.

Para mais informações, por favor consulte o Programa do evento.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição através do formulário: http://bit.ly/2kUAlfv

Este evento é realizado com o apoio da Rede NEE da Universidade de Lisboa, o Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, LAGE2 e a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico.

Attachments


Prova de Doutoramento em Engenharia e Gestão

23 Dezembro 2016, 10:50 - Fátima Jacinto

Candidato: José Carlos Tavares Santos Neves Ferrão 

Dia: 09/01/2017
Hora: 10:00 horas
Sala 4.41 (Pav. de Engenharia Civil, piso 2, IST  - Campus Alameda)
Título da Tese:Leveraging Structured Electronic Health Record Data to Inform Hospital Management ”.

 

Orientadora Científica: Prof. Mónica Oliveira, Professora Associada do IST

Co-Orientador: Mestre Filipe José Janela Godinho, Head of Public Affairs, Consulting and Business Development, Siemens Healthineers

 


I Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial

20 Abril 2016, 10:53 - Fátima Jacinto

As I Jornadas de EGI terão lugar no campus Taguspark durante os dias 28 e 29 de Abril de 2016. Têm como principal objetivo a aproximação entre alunos, antigos alunos, professores, e profissionais que, de uma forma ou de outra, estão ligados à Engenharia e Gestão Industrial, num ambiente de partilha de experiências, troca de opiniões e de networking.

Ao longo destes dois dias irão decorrer palestras e workshops  (Sala 1.38) apresentados por empresas e oradores convidados, abertos a toda a comunidade. 

O evento contará com a presença de empresas como a BCG (Boston Consulting Group), a Galp Energia, o Kaizen Institute, a Jerónimo Martins, a startup Followprice e ainda com a participação especial do Engº Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova. 

Pode consultar o Programa detalhado em:

jornadasegi.tecnico.ulisboa.pt




Prémio de mérito académico BEST in Class BCG

24 Fevereiro 2016, 13:59 - Fátima Jacinto


No passado dia 18 de fevereiro, pelas 16:30, no Anfiteatro GA2 do Pavilhão Central do IST na Alameda, realizou-se a sessão de entrega do Prémio de Mérito Académico “Best in Class BCG” ao melhor aluno da unidade curricular de Gestão, da responsabilidade do Departamento de Engenharia e Gestão do IST, que no ano lectivo 2014/2015 foi atribuído a Francisco João Gaspar Machado, aluno nº 80962 do Mestrado Integrado em Engenharia Aeroespacial.  


A sessão consistiu, num primeiro momento, da entrega do Prémio “Best in Class BCG” ao aluno pelo Prof. Arlindo Oliveira, Presidente do IST, pelo Eng. José Ferreira, Principal da BCG, pelo Prof. Rui Baptista, Presidente do Departamento de Engenharia e Gestão do IST e pelo Prof. João Soares, docente do Departamento de Engenharia e Gestão do IST, responsável da unidade curricular de Gestão.


Seguiu-se uma Palestra a cargo da BCG, sobre o tema "Man and the Machine 4.0".