Disciplina

Área

Dissertações > Dissertações

Activa nos planos curriculares

MEGE 2021 > MEGE 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Projeto > Obrigatórias > Projeto em Engenharia e Gestão de Energia 1

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Dissertação > Projeto em Engenharia e Gestão de Energia 1

Nível

Avaliação com igual ponderação entre professor, elemento da empresa, 5 sessões e relatório final. A avaliação é contínua para as 5 sessões e tradicional para o relatório.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

154.0 h/semestre

Objectivos

Desenvolver competências e autonomia crítica necessárias para definir um problema concreto, percebendo quais as varáveis fundamentais que o influenciam, quais os stakeholders envolvidos, num processo de problematização. A partir desta fase inicial, desenvolver competências para desenhar soluções possíveis, construir uma estratégia de evolução para essas soluções de forma autónoma, exercitar consciência crítica, resiliência, sentido de risco. Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, apresentar em grupo e construir soluções em grupo. Desenvolver a capacidade crítica em análise crítica ao trabalho desenvolvido pelos colegas.

Programa

As sessões (6 por semestre, a primeira é apresentação) têm a presença do professor e do representante da empresa escolhida. Numa kickoff meeting explica-se o objetivo aos alunos, qual é a preocupação, que tipo de solução se procura e define-se o programa para as 5 sessões restantes. Estas sessões são compostas pelas apresentações de cada grupo, às quais se segue a discussão, envolvendo o professor, o convidado de empresa e os alunos do curso.

Metodologia de avaliação

Avaliação com igual ponderação entre professor, elemento da empresa, 5 sessões e relatório final. A avaliação é contínua para as 5 sessões e tradicional para o relatório.

Pré-requisitos

Os mesmos pré-requisitos da Tese

Componente Laboratorial

-

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

FUNCIONAMENTO Modelo I – É escolhida uma empresa no sector da energia que tenha uma preocupação (problema geral) interessante. As sessões (6 por semestre) têm a presença do professor e do representante da empresa escolhida. Numa kickoff meeting explica-se o objetivo aos alunos, qual é a preocupação, que tipo de solução se pode implementar. Modelo II – Esta modalidade é mais convencional e pretende apenas guiar o aluno (individual e não em grupo) a apresentar uma proposta de trabalho (microtese) que respeite uma template de base. O aluno tem de definir o tema da dissertação, o orientador tecnológico (normalmente escolhido entre os professores que já teve, ou já conhece), e apresentar uma proposta validada por este orientador. Essa proposta é apresentada ao responsável de PEGE e, sendo aceite, este nomeia um outro orientador para aspetos de gestão e business. A própria tese tem também uma template, uma estrutura obrigatória.

Componente de Competências Transversais

Trabalho em grupo, trabalho autónomo, escolha própria do caminho a seguir, decisão entre alternativas, escolha entre alternativas, avaliação de risco de alternativas, resiliência, raciocínio crítico, defesa do trabalho desenvolvido, capacidade de argumentação crítica e capacidade de argumentar em defesa da opções.A discussão, envolve o professor, o convidado de empresa e os alunos do curso. Princípio Éticos 1. Estimular a imaginação moral – é preciso que os alunos imaginem situações que nunca viram ocorrer e que se saibam por no lugar dos outros; 2. Reconhecer aspetos éticos lutando contra a miopia Ética; 3. Analizar conceitos-chave e princípios - A base, o ponto de partida, perceber que há diferentes formas de, de um ponto de vista ético, analisar uma situação; 4. Desenvolver o seu sentido de responsabilidade. 100% do trabalho desenvolvido para avaliação exige o desenvolvimento de competências transversais.