Disciplina
Fundamentos de Investigação Operacional
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Decisão e Informação
Activa nos planos curriculares
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Nível
O ensino está organizado em 14 semanas com 3hs T e 1.5 PB. Cada sessão T é dividida em duas partes: uma de exposição da matéria através de diapositivos, outra apresentação e discussão de exemplos práticos. Na primeira parte, o docente expõe os principais modelos, algoritmos, aplicações e respectiva literatura chave de cada tópico da matéria. Para cada sessão, os alunos deverão efectuar uma leitura aos diapositivos previamente facultados. Os alunos podem optar por dois testes ou um exame final e um projecto (facultativo) a entregar no final do semestre. Neste projecto, podem desenvolver um modelo de IO, de preferência em contexto real ou realista, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar as suas recomendações.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
105.0 h/semestre
Objectivos
O objetivo essencial, da disciplina de Investigação Operacional, é o de preparar, quem a frequente, para abordar a resolução de problemas complexos da vida real, identificando componentes que possam ser formulados como modelos ou associações de modelos, de entre o vasto repertório de ferramentas que integram o domínio da investigação operacional.
Programa
1-Introdução à Investigação Operacional (IO) Perspectiva histórica. Potencialidades e limitações da IO. Metodologia da IO. 2-O Modelo de Programação Linear (PL) 3-Formulação de problemas 4-Resolução gráfica de problemas de PL. 5-Interpretação e fundamentação do Método Simplex. 6-Método simplex revisto 7-Técnicas das duas fases e m-grande. 8-Dualidade e análise de sensibilidade em PL. 9-Casos especiais de PL: os problemas de transportes, transexpedição e de afetação. 10-Previsão. 11-Simulação.
Metodologia de avaliação
O ensino está organizado em 14 semanas com 3hs T e 1.5 PB. Cada sessão T é dividida em duas partes: uma de exposição da matéria através de diapositivos, outra apresentação e discussão de exemplos práticos. Na primeira parte, o docente expõe os principais modelos, algoritmos, aplicações e respectiva literatura chave de cada tópico da matéria. Para cada sessão, os alunos deverão efectuar uma leitura aos diapositivos previamente facultados. Os alunos podem optar por dois testes ou um exame final e um projecto (facultativo) a entregar no final do semestre. Neste projecto, podem desenvolver um modelo de IO, de preferência em contexto real ou realista, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar as suas recomendações.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Hillier, F.S., e G.J. Lieberman
Secundária
Tópicos em Investigação Operacional
Acácio Porta Nova, João Carlos Lourenço
Tavares, L.V., Themido, I.H., Oliveira, R.C. e F.N. Correia
Introduction to Operations Research (8.th Ed.)
Hillier, F.S., e G.J. Lieberman