Disciplina
Fundamentos de Investigação Operacional
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Decisão e Informação
Activa nos planos curriculares
LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Fundamentos de Investigação Operacional
MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Fundamentos de Investigação Operacional
LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Fundamentos de Investigação Operacional
Nível
1. Dois testes, com uma ponderação de 50% cada, sendo que o 1º Teste cobrirá a primeira parte da matéria e o 2º a restante, ou 2. Um exame final (que engloba a matéria toda). 3. Notas: a) A nota mínima de cada teste é 7,5 (8 valores) e o aluno deverá ter uma média final de 9,5 (10 valores). a. Exemplo 1 (Aprovado): 1º Teste 7,5 e 2º Teste 11,5. Média final: (7,5+11,5)/2=19/2 = 9,5 ou seja 10 valores. b. Exemplo 2 (Reprovado): 1º Teste 20 e repescagem do 2º Teste 7. b) A nota mínima do Exame é de 9,5 (10 valores). c) Os alunos serão informados atempadamente sobre as estruturas dos testes e exame, mas não mais do que isto.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
Objectivos
Objectivos Gerais O objectivo essencial, da disciplina de Investigação Operacional, é o de preparar, quem a frequente, para abordar a resolução de problemas complexos da vida real, identificando componentes que possam ser formulados como modelos ou associações de modelos, de entre o vasto repertório de ferramentas que integram o domínio da investigação operacional.
Programa
1-Introdução à Investigação Operacional (IO) Perspectiva histórica. Potencialidades e limitações da IO. Metodologia da IO. 2-O Modelo de Programação Linear (PL) 3-Formulação de problemas 4-Resolução gráfica de problemas de PL. 5-Interpretação e fundamentação do Método Simplex. 6-Método simplex revisto 7-Técnicas das duas fases e m-grande. 8-Dualidade e análise de sensibilidade em PL. 9-Casos especiais de PL: os problemas de transportes, transexpedição e de afectação. 10-Previsão. 11-Simulação.
Metodologia de avaliação
1. Dois testes, com uma ponderação de 50% cada, sendo que o 1º Teste cobrirá a primeira parte da matéria e o 2º a restante, ou 2. Um exame final (que engloba a matéria toda). 3. Notas: a) A nota mínima de cada teste é 7,5 (8 valores) e o aluno deverá ter uma média final de 9,5 (10 valores). a. Exemplo 1 (Aprovado): 1º Teste 7,5 e 2º Teste 11,5. Média final: (7,5+11,5)/2=19/2 = 9,5 ou seja 10 valores. b. Exemplo 2 (Reprovado): 1º Teste 20 e repescagem do 2º Teste 7. b) A nota mínima do Exame é de 9,5 (10 valores). c) Os alunos serão informados atempadamente sobre as estruturas dos testes e exame, mas não mais do que isto.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Pesquisa Operacional (7.th Ed.)
Hillier, F.S., e G.J. Lieberman
Secundária
Tópicos em Investigação Operacional
Acácio Porta Nova, João Carlos Lourenço
Tavares, L.V., Themido, I.H., Oliveira, R.C. e F.N. Correia
Introduction to Operations Research (8.th Ed.)
Hillier, F.S., e G.J. Lieberman