Disciplina
Marketing
Área
Área Científica de Estratégia e Organização > Estratégia e Organização
Activa nos planos curriculares
LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Marketing
LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Marketing
MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Marketing
MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Marketing
Nível
Exame individual (50% da Nota Final) e Trabalho de Grupo (50% da Nota Final), que consiste na elaboração de um Projeto de Marketing, ou de uma revisão de literatura sobre um assunto de Marketing, e respetiva apresentação e discussão oral.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
0.75 h/semana
59.5 h/semestre
Objectivos
O objetivo principal da unidade curricular Marketing visa transmitir aos alunos os conceitos e metodologias fundamentais de marketing e desenvolver as suas capacidades de aplicarem estas matérias a situações práticas.
Programa
Introdução ao marketing, gestão estratégica e planeamento de marketing, sistemas de informação de marketing e marketing research, criação de valor, satisfação e lealdade dos clientes, comportamento de compra do consumidor e comportamento de compra organizacional, segmentação e targeting, posicionamento do produto e da marca, decisões de produto, serviço, preço, canais de distribuição, e de comunicação.
Metodologia de avaliação
Exame individual (50% da Nota Final) e Trabalho de Grupo (50% da Nota Final), que consiste na elaboração de um Projeto de Marketing, ou de uma revisão de literatura sobre um assunto de Marketing, e respetiva apresentação e discussão oral.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Componente de Competências Transversais
A UC, no que respeita à elaboração do Trabalho de Grupo, permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais e Literacia da informação e dos media; a percentagem desta componente da avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.
Bibliografia
Principal
Marketing Management (15th Global Edition)