Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações

Activa nos planos curriculares

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MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Marketing

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Marketing

Nível

Um trabalho com apresentação oral, realizado por grupos de 4 ou 5 alunos (45% da Nota Final), um teste individual (45% da Nota Final), e participação nas aulas (10% da Nota Final).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

Objectivos

O objectivo desta disciplina é ensinar aos alunos os conceitos e metodologias fundamentais de marketing e desenvolver as suas capacidades de aplicarem este conhecimento a situações reais.

Programa

0. Introdução 1. Planeamento de Marketing 2. Marketing estratégico 3. Envolvente de Marketing 4. Marketing internacional 5. Valor, satisfação e lealdade do consumidor 6. Comportamento de compra: consumidor final e organizacional 7. Sistemas de Informação de Marketing e Marketing research 8. Análise da concorrência 9. Segmentação, targeting e posicionamento 10. Marketing-mix: estratégia de produto, preço, distribuição e comunicação 11. Marketing de serviços 12. Implementação e controlo 13. Ética e responsabilidade social no Marketing

Metodologia de avaliação

Um trabalho com apresentação oral, realizado por grupos de 4 ou 5 alunos (45% da Nota Final), um teste individual (45% da Nota Final), e participação nas aulas (10% da Nota Final).

Bibliografia

Principal

Marketing: Concepts and Strategies

Dibb, Simkin, Pride e Ferrel

2007/2008

5ª Ed. Europeia, Houghton Mifflin