Disciplina
Marketing
Área
Área Científica de Estratégia e Organização > Estratégia e Organização
Activa nos planos curriculares
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MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Marketing
Nível
Um trabalho com apresentação oral, realizado por grupos de 4 ou 5 alunos (45% da Nota Final), um teste individual (45% da Nota Final), e participação nas aulas (10% da Nota Final).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.5 h/semana
Objectivos
O objectivo desta disciplina é ensinar aos alunos os conceitos e metodologias fundamentais de marketing e desenvolver as suas capacidades de aplicarem este conhecimento a situações reais.
Programa
0. Introdução 1. Planeamento de Marketing 2. Marketing estratégico 3. Envolvente de Marketing 4. Marketing internacional 5. Valor, satisfação e lealdade do consumidor 6. Comportamento de compra: consumidor final e organizacional 7. Sistemas de Informação de Marketing e Marketing research 8. Análise da concorrência 9. Segmentação, targeting e posicionamento 10. Marketing-mix: estratégia de produto, preço, distribuição e comunicação 11. Marketing de serviços 12. Implementação e controlo 13. Ética e responsabilidade social no Marketing
Metodologia de avaliação
Um trabalho com apresentação oral, realizado por grupos de 4 ou 5 alunos (45% da Nota Final), um teste individual (45% da Nota Final), e participação nas aulas (10% da Nota Final).
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Marketing: Concepts and Strategies
5ª Ed. Europeia, Houghton Mifflin