Disciplina

Área

Área Científica de Economia e Finanças > Economia e Finanças

Activa nos planos curriculares

LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Microeconomia

LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Microeconomia

Nível

Dois relatórios em grupo (50%) + exame (50%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.5 h/semana

1.5 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

Familiarizar os alunos com os princípios básicos da Microeconomia, especialmente no que diz respeito à economia da empresa. São desenvolvidos tópicos relacionados com o comportamento do consumidor e com a estratégia das empresas em diferentes estruturas de mercado. É dada especial atenção ao papel da tecnologia, lançamento de novos produtos e serviços e à criação e destruição de empresas. Os alunos devem desenvolver a capacidade de analisar criticamente casos reais.

Programa

1. Procura, oferta e mercados 2. Procura, excedente do consumidor e elasticidades 3. Produção e Custos; economias de escala, gama e experiência 4. A empresa em ambiente concorrencial 5. A empresa com poder de mercado 6. Estratégias de preços 7. Oligopólio 8. O Estado e a Empresa

Metodologia de avaliação

Dois relatórios em grupo (50%) + exame (50%).

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica.

Componente de Competências Transversais

Pretende-se que os relatórios assentem na discussão informada de acontecimentos económicos recentes e amplamente divulgados. O exame final inclui também, tanto quanto possível, a possibilidade de aplicação de conhecimentos no contexto de acontecimentos recentes. Assim, a UC permite o desenvolvimento de: pensamento crítico, nomeadamente pela discussão dos eventos; de competências interpessoais como o trabalho em equipa; de competências intrapessoais como a autodisciplina e auto-motivação; da literacia da informação e dos media levando os alunos a procurar e aceder a informação económica e notícias relacionadas com a economia. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

Economia da Empresa (última edição disponível)

José Mata

2021/2022

2005, Fundação Calouste Gulbenkian


Economia (19e)

Samuelson, Paul e William Nordhaus

2021/2022

2011, McGraw-Hill (editado em Portugal pelo Grupo A Portugal - Bookman)


Principles of Economics (8th edition)

Gregory Mankiw

2021/2022

2018, Cengage


The Economy

The CORE team

2021/2022

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