Disciplina
Microeconomia
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças
Activa nos planos curriculares
LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Microeconomia
LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Microeconomia
Nível
Dois relatórios em grupo (50%) + exame (50%).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.5 h/semana
1.5 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
Familiarizar os alunos com os princípios básicos da Microeconomia, especialmente no que diz respeito à economia da empresa. São desenvolvidos tópicos relacionados com o comportamento do consumidor e com a estratégia das empresas em diferentes estruturas de mercado. É dada especial atenção ao papel da tecnologia, lançamento de novos produtos e serviços e à criação e destruição de empresas. Os alunos devem desenvolver a capacidade de analisar criticamente casos reais.
Programa
1. Procura, oferta e mercados 2. Procura, excedente do consumidor e elasticidades 3. Produção e Custos; economias de escala, gama e experiência 4. A empresa em ambiente concorrencial 5. A empresa com poder de mercado 6. Estratégias de preços 7. Oligopólio 8. O Estado e a Empresa
Metodologia de avaliação
Dois relatórios em grupo (50%) + exame (50%).
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Componente de Competências Transversais
Pretende-se que os relatórios assentem na discussão informada de acontecimentos económicos recentes e amplamente divulgados. O exame final inclui também, tanto quanto possível, a possibilidade de aplicação de conhecimentos no contexto de acontecimentos recentes. Assim, a UC permite o desenvolvimento de: pensamento crítico, nomeadamente pela discussão dos eventos; de competências interpessoais como o trabalho em equipa; de competências intrapessoais como a autodisciplina e auto-motivação; da literacia da informação e dos media levando os alunos a procurar e aceder a informação económica e notícias relacionadas com a economia. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Bibliografia
Principal
Economia da Empresa (última edição disponível)
2005, Fundação Calouste Gulbenkian
Samuelson, Paul e William Nordhaus
2011, McGraw-Hill (editado em Portugal pelo Grupo A Portugal - Bookman)
Principles of Economics (8th edition)
2017, Version 1.8.0 • Produced by Electric Book Works