Dissertação

Mathematical Modelling of Aircraft High-Speed Performance Characteristics EVALUATED

O Performance Engineers’ Programs (PEP) for Windows é um software de cálculo de variáveis de desempenho, desenvolvido e comercializado pela Airbus. Atualmente este software é utilizado pela Lufthansa Systems, no seu sistema Lido/Flight, para carregar a informação do desempenho dos aviões necessária para o cálculo de planos de voo. Mais ainda, cada plano de voo é habitualmente feito horas antes da descolagem. Com o objetivo de poder recalcular estas variáveis no decurso do voo e assim aproximar, a cada momento, as condições teóricas do plano de voo e as verificadas na realidade, a TAP sugeriu a realização deste estudo, que pretende avaliar a possibilidade de incluir modelos para variáveis do PEP na sua aplicação Electronic Flight Bag. Tendo como objetivo final a otimização de variáveis de desempenho em voo de cruzeiro e logo a redução de custos operacionais. Para tal, percorremos todo o processo de criação destes modelos para a tipologia de avião A330-202. Numa primeira fase, apresentamos um método de extração de dados com recurso a expressões regulares. Posteriormente, discutimos as características de cada uma das variáveis e propomos uma estratégia de tratamento de dados que permite a aplicação de um método de interpolação utilizando splines cúbicos naturais. Finalmente, discutimos a inclusão destes modelos no Electronic Flight Bag, comparando-os com outros métodos de interpolação por forma a identificar soluções para problemas encontrados ao longo do processo.
Software de Desempenho, In-Flight Performance, Expressões Regulares, Splines, Métodos de Interpolação.

setembro 19, 2018, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Gonzalez Scotto

Departamento de Matemática (DM)

Professor Associado

ORIENTADOR

António José Nobre Martins Aguiar

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar Convidado