Disciplina Curricular
Análise Multivariada AM
Mestrado Bolonha em Matemática Aplicada e Computação - MMAC 2021
Contextos
Grupo: MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Probabilidade e Estatística > Área Científica de Probabilidades e Estatística
Período:
Grupo: MMAC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Área de Especialização em Probabilidade e Estatística > Área Científica de Probabilidades e Estatística
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ganhar exposição aos métodos de análise multivariada mais comuns e obter o conhecimento necessário para efectuar interpretações adequadas de dados multivariados, em particular para compreender a estrutura que lhe está subjacente, e seleccionar os métodos de análise apropriados.
Programa
Introdução à análise multivariada. Estatística descritiva para dados multivariados. Distribuição normal e multinomial multivariada e problemas de inferência associados. Análise discriminante e análise de variáveis canónicas. Análise de componentes principais. Análise de clusters. Multidimensional scaling.
Metodologia de avaliação
Testes (50%) + Projeto Computacional (50%).
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador – A realização do projecto envolve componentes de pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade, e estratégias de resolução de problemas, sem avaliação explícita. Competências Intrapessoais – A realização do projecto envolve componentes de produtividade e gestão de tempo, gestão de stress, proatividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca e tomada de decisão, sem avaliação explícita. Competências Interpessoais – Na avaliação do relatório do projecto, 10% da classificação é atribuída à forma do relatórios e 10% da classificação é atribuída à apresentação oral e discussão do projecto.
Componente Laboratorial
Realização de trabalhos laboratoriais realizados com auxílio do R (ou equivalente).
Componente de Programação e Computação
Os trabalhos laboratoriais envolvem todos programação em R. A percentagem de avaliação nesta componente é de 50%.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.