Dissertação

Reliability and Availability Assessment of a cargo locomotive bogie - A contribution to a RAMS Analysis in the FGC case study EVALUATED

Como opção descarbonizada fiável, o transporte ferroviário tem captado cada vez maiores investimentos, para otimizar a sua operação e ser um serviço de maior eficiência. Consequentemente, a necessidade de desenvolver ferramentas e metodologias inteligentes, que melhor suportem uma manutenção preditiva, tem sido fulcral para atingir esses objetivos. O bogie, como sistema principal do material rolante ferroviário, é responsável pela maior fração dos custos de manutenção. Nesta tese, a fiabilidade e a disponibilidade de um bogie de uma locomotiva de carga são avaliadas, usando uma locomotiva de carga pertencente a uma empresa ferroviária espanhola como caso de estudo. Como parte de uma análise RAMS, este trabalho começa por identificar, através de uma Análise de modo e efeito de falha (FMEA), os componentes críticos do sistema do bogie. Para quantificar taxas de falha, é proposto um método de avaliação de fiabilidade, que combina o modelo clássico de Cooke e uma técnica de histograma. Um caso de estudo do bogie é obtido, um diagrama de blocos da fiabilidade (RBD) é estabelecido e modelos de simulação de fiabilidade e disponibilidade são modelados, seguindo uma abordagem de simulação de eventos discretos. De modo a analisar a variabilidade dos parâmetros, vários cenários são modelados. Os resultados confirmam que os modelos são soluções determinantes para prever a fiabilidade e disponibilidade dos sistemas de bogies de locomotivas de carga e servem como modelos de diagnóstico e prognóstico decisivos na tomada de decisão de manutenção ferroviária.
Manutenção ferroviária, Gestão de ativos, Fiabilidade, Disponibilidade, RAMS, Simulação de eventos discretos

dezembro 21, 2020, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Ramos Andrade

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar