Dissertação

Corrosion Inspection in High Temperature Surfaces using EMAT Technology EVALUATED

O presente trabalho, realizado pelo IST e ISQ, teve como objectivo desenvolver uma solução para inspeccionar espécimens de Aço Carbono de espessuras entre 10 e 30 mm, para mapeamento de corrosão de defeitos com Ø16 mm mínimo, a profundidades críticas, descontinuidades de espessura mínima de 4 mm, posições ao baixo, na vertical e ao alto, e inspecções circunferenciais e axiais a tubos de Ø 350 mm mínimo, entre 25 ºC e 400 ºC para a Indústria Petroquímica. O protótipo criado, EMAT Heat Inspection, consistiu num scanner composto por uma sonda EMAT (Innerspec High Temperature Sensor SH Spiral) e um encoder (Hengstler RI32-O/360AR.14KB), arrefecido a ar e ligado ao equipamento Innerspec PowerBox H, gerando relatórios de mapeamento de corrosão. Foi projectado e construido um equipamento especifico para validar o protótipo, estudando o comportamento da amplitude de ecos de fundo e de defeitos em vários blocos de teste face às temperaturas desejadas. Os estudos revelaram que as ondas ultrasónicas sofrem atenuação natural ao longo de temperaturas crescentes, devido a efeitos de dispersão causados pela geometria dos defeitos, interacções vibracionais entre as ondas vigentes e as microestruturas do Aço Carbono, e o diferente comportamento entre microestruturas da cementite e as ondas após a Temperatura de Curie. O protótipo cumpriu todos os requisitos, validando a sua capacidade para inspeccionar, nas condições estipuladas, defeitos de corrosão uniforme, corrosão erosiva e corrosão por pitting, gerando relatórios de mapeamento de corrosão a temperaturas de serviço entre 25 ºC e 400 ºC de uma forma prática e fiável.
EMAT, Alta Temperatura, Corrosão, Atenuação, Ensaios Não Destrutivos

junho 17, 2019, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luisa Coutinho Gomes de Almeida

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático