Dissertação

Using Biometric Signals and Virtual Reality to Evaluate Movies and/or TV Shows EVALUATED

Todos os conteúdos multimédia têm um objetivo principal: provocar uma reação emocional no espectador. Além disso, estes são ainda julgados por quão bem realizam esta tarefa. Filmes e Séries são alguns dos principais tipos de conteúdo multimédia que são totalmente estruturados e desenvolvidos para atender às necessidades emocionais da audiência ou para entrar no seu mundo pessoal, promovendo algum tipo de influência psicológica. Com o crescimento da Realidade Virtual, diversos artigos têm sido feitos sobre qual será o futuro desta área no que diz respeito à indústria cinematográfica e como se espera que esta se torne a principal abordagem para assistir filmes e séries, mesmo quando comparada ao cinema. Ao tentar avaliar o impacto de um filme junto ao público, a indústria tende a usar questionários ou outros tipos de métodos de colheita de informação subjetivos, resultando em feedback ambíguo e numa classificação errada do conteúdo. Neste documento, uma nova abordagem é apresentada com a intenção de utilizar sinais biométricos retirados diretamente dos espectadores, no momento preciso de visualização de algum conteúdo de vídeo, e usá-los para medir a "Arousal" do espectador durante toda a experiência de visualização, proporcionando um novo ponto de dados a ser usado para classificação de artefatos multimédia. A Realidade Virtual é também um fator decisivo, uma vez que garante maior imersão, menos erros de medição induzidos por distrações e um vislumbre ao futuro da indústria.
Filme, Série Telivisiva, Arousal, Realidade Virtual, Classificação Biométrica, Reconhecimento de Emoções

novembro 11, 2022, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Augusto Emanuel Abreu Esteves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Assistant Professor