Disciplina Curricular

Bioinformática Bioi

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - MEIC-T 2015

Contextos

Grupo: MEIC-T 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Bioinformática e Biologia Computacional

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

A Bioinformática desenvolve métodos computacionais e algoritmos para o processamento de dados biológicos e utiliza modelação matemática e estatística para definir hipóteses testáveis sobre entidades e processos biológicos. Esta disciplina introdutória pretende familiarizar os alunos com as metodologias computacionais e matemáticas que estão na base de muitas das abordagens que suportam os novos desenvolvimentos desta área. Adicionalmente, pretende-se desenvolver o espírito crítico através da leitura e análise de publicações cientificas relevantes à disciplina. A componente prática da disciplina pretende dotar os alunos da capacidade de desenvolvimento de ferramentas de software para o tratamento e integração de dados biológicos e clínicos.

Programa

Conceitos básicos de algoritmos Conceitos básicos de biologia molecular Grafos e genética Análise de sequências de DNA Algoritmos para alinhamento simples Algoritmos para alinhamento múltiplo Algoritmos para pesquisa de motivos Algoritmos para re-sequenciação Modelos probabilísticos: Modelos de Markov e HMMs Análise da expressão genética Algoritmos de Clustering e Biclustering Métodos para análise de filogenia Classificação usando árvores de decisão Métodos Bayesianos Análise de dados integrativa Seminário

Metodologia de avaliação

Avaliação contínua: • 4 Trabalhos de laboratório ao longo do semestre (20%) • 2 testes ou 1 exame (70%) • 1 seminário (10%)

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre