Disciplina Curricular

Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável SIDS

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão Industrial - MEGI 2006

Contextos

Grupo: MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Contributos da engenharia para a Inovação e Desenvolvimento Sustentável, com particular enfoque em temas multidisciplinares. Inovação no mundo e em Portugal, que relações e oportunidades. Inovação, história e tendências. Inovação e produtividade: Desenvolvimento de produto e melhoria de processos. Inovação e mudança organizacional. Desenvolvimento Sustentável nos diversos sistemas (territoriais, produtivos, serviços e ambientais) com um olhar técnico e sociotécnico.

Programa

Perspectiva histórica da Inovação; Capital humano e inovação; Políticas públicas; Ciência e tecnologia; Tecnologias de informação; Evolução da sociedade; Propriedade industrial; Criação de novas empresas; Casos de inovação: êxitos e fracassos; inovação de produto, de processo, e organizacional; Inovação, arte e ciência; Complexidade da inovação no quadro da sociedade do conhecimento. Desenvolvimento Sustentável. Pegada ecológica, Cidades em rede, cidades sem rede. Mobilidade. Construção no território. Água no espaço urbano. Desertificação. Sistema Produtivo e a Ecologia industrial. Metabolismo da economia. Recursos, resíduos e reciclagem. Logística inversa. Energia. Balanço energético global. Energias renováveis. Atmosfera, emissões e mudanças climáticas. O Mar: Potencial e sustentabilidade dos recursos - o caso das pescas. Transportes marítimos. Ambiente marinho no litoral português Gestão sustentável da orla costeira e segurança.

Metodologia de avaliação

A disciplina é avaliada por uma componente presencial (20%), uma monografia intercalar individual (40%) um trabalho realizado em grupo (40%). Análise monográfica sucinta escrita (max. 5000 palavras) de um artigo selecionado pelos alunos ou um tema baseado nos Seminários apresentados pelos convidados. O Trabalho de grupo (relatório escrito, apresentação e discussão oral) é realizado por 3 alunos, de pelo menos dois cursos distintos. O projecto é escolhido entre os temas propostos.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre