Breve Introdução

Programa de mestrado feito à medida em Engenharia e Gestão Industrial. Aproveite ao máximo o seu mestrado!


O programa de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (M.Sc.) é muito flexível e centrado nos requisitos do mercado de trabalho. O programa de mestrado tem 4 semestres, divididos em 8 trimestres, consiste num total de 120 créditos. Os alunos podem selecionar, com base nos seus interesses um dos dois perfis, um Minor e algumas disciplinas opcionais. Cada perfil está programado para fornecer um conhecimento aprofundado cobrindo duas áreas de especialização: Gestão Financeira e Operações e Logística.

O mestrado assenta em quatro Áreas Científicas: Engenharia e Gestão de Organizações, Engenharia e Gestão de Sistemas, Probabilidade e Estatística, Sistemas de Informação.

Conhecimentos adicionais em empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável, entre outros, também são oferecidos de acordo com os interesses de cada um.

O programa de mestrado aprofunda ou complementa as qualificações científicas adquiridas no programa da licenciatura. Os alunos devem ser capazes de aplicar de forma independente os conhecimentos científicos, métodos e avaliar as suas implicações e âmbito no que diz respeito às soluções de problemas científicos complexos e reais.


Carreira

Os graduados do programa de Mestrado têm 100% de empregabilidade e mais de 90% dos nossos graduados ficam empregados nos primeiros seis meses. Muitos deles conseguem empregos antes de concluírem o curso.


Percurso Internacional

Se gosta de correr riscos e é um aventureiro, um Duplo Grau internacional é a sua solução. O programa de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial tem disponíveis vários programas de intercâmbio em todo o mundo, vários Duplos Graus em três Continentes (Europa, América do Norte e América do Sul). Se pretende passar pelo menos um semestre numa das escolas parceiras internacionais do IST, deve preparar-se.



O Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial tem colaboração com várias instituições nacionais e internacionais.


Historial

O Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial foi criado no âmbito do processo de Bolonha em 2006. O Programa foi originalmente criado em 1990 como um curso de cinco anos (pré-Bolonha) que deu origem ao 1.º e 2.º ciclo de Engenharia e Gestão Industrial no Técnico.

A criação do curso surgiu da necessidade de ter uma nova frente no enquadramento da engenharia e da produção industrial. Era necessário formar engenheiros que soubessem fazer a ponte entre a tecnologia e a indústria.

O percurso normal de um engenheiro começa com uma formação em engenharia e, em seguida, evolui para cargos de economia e de gestão e o curso de Engenharia e Gestão Industrial antecipa isso mesmo. Estes engenheiros têm toda a formação técnica que os engenheiros têm, mas também têm as bases da economia e gestão que vão ajudar a uma aprendizagem mais fácil em cargos nestas áreas.

Consideramos ser um curso completo e globalmente competitivo.


Objectivos

Os objetivos educacionais e de formação científico-tecnológica conducentes ao grau de mestre em engenharia e gestão industrial são os seguintes:

  • Desenvolver competências para aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos de forma a resolver problemas e a evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido integrando conhecimentos científicos, tecnológicos e de gestão, e lidando com questões complexas, desenvolver soluções no âmbito da conceção de sistemas produtivos (produtos e serviços), e estruturas organizacionais, sujeitos a condicionalismos tecnológicos, económicos, sociais e ambientais;
  • Desenvolver competências para mudar os princípios, os métodos, técnicas de execução e formas de organização;
  • Desenvolver competências para uma intervenção profissional numa gama alargada de organizações industriais, serviços e investigação;
  • Desenvolver competências para incorporar as mais recentes inovações tecnológicas na intervenção profissional;
  • Desenvolver competências de empreendedorismo que permitam criar empresas de base tecnológica.

Destinatários

O mestrado em Engenharia e Gestão Industrial destina-se aos que procuram um programa feito à medida e melhorar o seu currículo académico, juntamente com uma sólida formação em Gestão e Engenharia.

Saídas Profissionais

Em termos globais, estes mestres podem ocupar cargos estratégicos em PME industriais, designadamente ao nível da:

  • Gestão geral, industrial, comercial e da gestão de projetos, ou em grandes grupos económicos e holdings com interesses diretos, ou indiretos na área industrial;
  • Empresas de consultoria, ou em empresas financeiras (bancos e sociedades de investimento);
  • Departamentos do Estado que envolvam avaliações de projetos industriais, gestão e reestruturação de operações, auditorias económicas e financeiras, avaliações de impacto e de inovação tecnológica e estratégia de investigação e desenvolvimento.

Regime de Funcionamento

De acordo com o regime legal em vigor no IST.

  • Campus Taguspark
  • Diruno
  • Curso de 120 ECTS
  • Duração de 4 semestres
  • Aulas em Inglês
Plano de Estudos:

  • 1º ano, 1º semestre: 5 unidades curriculares Área Principal - Obrigatórias.
  • 1º ano, 2º semestre: 2 unidades curriculares Área Principal - Obrigatórias; 2 unidades curriculares Área Principal - Perfis; 1 unidade curricular Opções Livres/Minor.
  • 2º ano, 1º semestre: 2 unidades curriculares Área Principal - Perfis; 2 unidades curriculares Opções Livres/Minor; 2 unidades curriculares Área Principal - Opcionais.
  • 2º ano, 2º semestre: Dissertação em Engenharia e Gestão Industrial.
Ver lista de unidades curriculares em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/megi/curriculo


Propinas

De acordo com o regime legal em vigor no IST.

Consulte, por favor, o Guia Académico do IST:
Nacionais e Europeus -   https://guiaacademico.tecnico.ulisboa.pt/1o-e-2o-ciclos-e-ciclos-integrados/propinas/
Internacionais -  https://tecnico.ulisboa.pt/pt/ensino/estudar-no-tecnico/candidaturas-e-inscricoes/estudantes-internacionais/

Publicações Oficiais

Despacho n.º 10761/2018, DR n.º 223, II Série, de 20/11 Pág. 30933-30395 2018-11-20
Despacho n.º 10968/2015, DR n.º 189, II Série, de 28/09 Pag. 27799 2015-09-28
Despacho nº 15614/2016, DR nº 248, II Série, de 28/12 2016-12-28
Despacho n.º 15648/2012, DR n.º 237, II Série, de 7/12 Pag. 39120 2012-12-07
Despacho n.º 18675/2009, DR n.º155, II Série, de 12/08 Pag 32397 à 32399 2009-08-12
Despacho n.º 2268/2007, DR n.º 30, II Série, de 12/02/07, pág. 3712 até à 3716 2007-02-12
Despacho n.º 27248/2008, DR n.º 207, II Série, de 24/10 pág. 43521/23 2008-10-24

Coordenadores

2020/2021
Tânia Rute Xavier de Matos Pinto-Varela
tania.pinto.varela@tecnico.ulisboa.pt
Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho
anacarvalho@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.