Disciplina Curricular

Processamento da Fala PF

Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021

Contextos

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Controlo, Robótica e Inteligência Artificial

Período:

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Controlo, Robótica e Inteligência Artificial > Robótica

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

A heterogeneidade da formação dos alunos faz com que seja possível frequentar a UC sem pré-requisitos, embora seja recomendada a frequência de Sinais e Sistemas e de Aprendizagem Automática.

Objectivos

Pretende-se que os alunos dominem os princípios e técnicas básicas da codificação, síntese e reconhecimento de fala, bem como de detecção de características paralinguísticas e extra-linguísticas.

Programa

A matéria encontra-se estruturada em 7 capítulos. No primeiro capítulo, de carácter introdutório, apresentam-se os objectivos da disciplina e as principais aplicações doprocessamento de fala e revêm-se os conceitos necessários de processamento digital de sinais. No segundo capítulo, discute-se de uma forma necessariamente breve o modo como os humanos geram e interpretam fala, descrevendo os mecanismos de produção e audição e percepção da fala. Os capítulos seguintes estudam o modo como os computadores simulam esse funcionamento humano, incluindo técnicas de análise do sinal de fala, modelos de codificação e métodos de conversão texto-fala (síntese) e fala-texto (reconhecimento), bem como de reconhecimento do orador e da língua e de detecção de outras características paralinguísticas e extra-linguísticas, com ênfase em técnicas de aprendizagem automática. A matéria inclui aplicações e.g. sistemas multimédia, diálogo, tradução fala-para-fala, e-learning e e-health.

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC envolve o ensino de alguns conhecimentos de linguística, nomeadamente fonética e prosódia, concretizando para o Português Europeu. O curso abrange o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipe, autodisciplina, perseverança, auto motivação) e Alfabetização da informação e da mídia (capacidade de localizar e acessar informações) no componente de laboratório. O peso de classificação associado a essas habilidades é de cerca de 10%

Componente Laboratorial

5 trabalhos de laboratório, alguns dos quais durando mais que uma semana, cobrindo toda a matéria lecionada. Pretende-se que o aluno fique familiarizado com ferramentas típicas de processamento de fala, aprenda a desenvolver programas simples de análise e manipulação de fala e a aplicar ferramentas de aprendizagem automática ao processamento de fala.

Componente de Programação e Computação

Embora se recomende a utilização de ferramentas específicas para a realização de alguns dos trabalhos de laboratório, os alunos podem optar por alternativas. Como exemplo, há trabalhos que podem ser resolvidos usando Python, MATLAB, shell scripts , etc. O trabalho envolvendo aprendizagem automática é tipicamente resolvido recorrendo a Scikit-Learn, Teras, Tensorflow, Pandas, Pickle.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre