Disciplina Curricular

Bioestatística Bioes

Mestrado Bolonha em Engenharia e Ciência de Dados - MECD2019

Contextos

Grupo: MECD2019 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Grupo: MECD2019 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso pretende apetrechar os estudantes com os conhecimentos de estatística necessários para participar activamente no delineamento e na análise de dados de estudos de investigação médica (nomeadamente ensaios clínicos e estudos epidemiológicos). Depois de dois capítulos introdutórios, onde se pretende familiarizar os estudantes com os conceitos básicos mais relevantes para a bioestatística, serão abordados os principais modelos estatísticos utilizados neste tipo de estudos (ANOVA, regressão linear, correlação, regressão logística, análise de sobrevivência), bem como alguns modelos específicos dos ensaios clínicos.

Programa

1. Introdução: importância dos métodos estatísticos; tipos de estudos; delineamento; protocolos e considerações éticas. 2. Complementos de inferência estatística: verosimilhança; testes de hipóteses; regressão linear simples; testes não-paramétricos; curvas ROC, avaliação do desempenho de testes de diagnóstico. 3. Análise de variância: ANOVA com um/dois fator fixo; ANOVA com um fator aleatório; comparações múltiplas; diagnóstico; técnicas não-paramétricas. 4. Regressão e correlação: regressão linear múltipla, comparação de modelos de regressão; correlação; diagnóstico e validação. 5. Regressão logística: inferência; interpretação; comparação de modelos; diagnóstico e validação; modelos dose-resposta. 6. Análise de sobrevivência: censura; Kaplan-Meyer; comparação de curvas de sobrevivência; modelos Cox. 7. Ensaios clínicos: tipos de delineamento; métodos de análise; procedimentos Mantel- Haenszel; ensaios clínicos cross-over (delineamento cruzado); ensaios clínicos sequenciais.

Metodologia de avaliação

Testes + Projeto Computacional

Componente de Competências Transversais

Pensamento Crítico e Inovador – A realização do projecto envolve componentes de pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade, e estratégias de resolução de problemas, sem avaliação explícita. Competências Intrapessoais – A realização do projecto envolve componentes de produtividade e gestão de tempo, gestão de stress, proatividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca e tomada de decisão, sem avaliação explícita. Competências Interpessoais – Na avaliação do relatório do projecto, 10% da classificação é atribuída à forma do relatórios e 10% da classificação é atribuída à apresentação oral e discussão do projecto.

Componente Laboratorial

Realização de trabalhos laboratoriais realizados com auxílio do R (ou equivalente).

Componente de Programação e Computação

Os trabalhos laboratoriais envolvem todos programação em R. A percentagem de avaliação nesta componente é de 50%.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre