Dissertação
Marcas e Preços: Neuromarketing e Preferências dos Consumidores EVALUATED
O comportamento dos consumidores representa um papel importante na sociedade moderna. Em especial o efeito emocional associado às marcas e preços constitui um dos principais fatores na procura de um produto e consequente viabilidade de uma empresa. O efeito do preço grátis representa um desafio na teoria clássica da análise custo-benefício tendo sido sugerido a existência de uma componente afetiva que favorece a sua seleção. Este trabalho pretende explorar as componentes emocionais associadas às marcas e preços nas preferências do consumidor e como essas componentes estão envolvidas no efeito do preço grátis. Para tal, simulou-se uma situação real de compra, analisando-se as respostas comportamentais e a atividade cerebral registada através da encefalografia durante essa mesma simulação. Foram ainda localizados os geradores neuronais responsáveis pela atividade medida no escalpe através do método sLoreta. Os principais resultados apontam para um processamento de informação facilitado associado à palavra grátis, provavelmente associado ao afeto, que não é tão evidente na apresentação alternativa do mesmo preço sob a forma numérica (0€). Identificou-se uma ativação do giro para-hipocampal na visualização de produtos grátis, suportando a hipótese que este preço gera afeto no processo decisório. Também houve indícios de que uma maior ligação emocional a uma determinada marca diminui o efeito do afeto associado a uma marca alternativa grátis.
dezembro 6, 2013, 16:30
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
CO-ORIENTADOR
Maria Teresa Aguiar Santos Paiva
Universidade de Lisboa - Faculdade de Medicina
Professora
ORIENTADOR
Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar