Dissertação
Use of EEG as a Neuroscientific Approach to Advertising Research EVALUATED
Esta tese é um trabalho exploratório, que pretende dar uma visão geral das ferramentas que a neurociência tem trazido para o Marketing, e como eles podem ajudar no ?consumer research? esclarecendo resultados que foram apresentados à comunidade académica, tentando dar-lhes uma validação adicional. Estudámos também como os anúncios são assimilados pelo cérebro (Advertising Research) tentando esclarecer o que as empresas privadas têm vindo a fazer na área do neuromarketing. Nos últimos anos, investigações em neuromarketing têm-se multiplicado. Revimos alguns dos trabalhos mais recentes e os estudos que são considerados os alicerces da investigação no neuromarketing. Têm sido levantadas perguntas sobre a validade e a fiabilidade. Dúvidas sobre a utilidade das neurociências nesta área ainda persistem, e o medo de que a neurociência possa ser usada de uma maneira invasiva aos princípios de privacidade ainda perdura. Pretendemos fornecer algumas sugestões para futuras pesquisas e apresentar resultados que possam ajudar a validar a ferramenta de neurociência que usamos, o eletroencefalograma (EEG). Registámos o EEG de 20 participantes, todos homens, destros, e entre 20-29 anos, enquanto eles viam 30 anúncios de televisão, divididos em cinco blocos que apareciam aleatoriamente. Foram analisados os resultados recorrendo a uma análise de frequências e utilizando o método LORETA. Concluiu-se que o anúncio que recebeu melhor pontuação activou mais os circuitos neurais responsáveis pela emoção do que o anúncio com pior pontuação, e que o EEG demonstrou ser uma técnica válida em Advertising Research. Contudo, mais estudos são necessários no estudo da marca e sua influência num anúncio.
novembro 30, 2010, 13:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Maria Teresa Aguiar Santos Paiva
Departamento de Física (DF)
Professor Associado Convidado
ORIENTADOR
Carlos Manuel Pinho Lucas de Freitas
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar