Disciplina Curricular

Ecotoxicologia e Avaliação de Risco EAR

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2021

Contextos

Grupo: MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

É expectável que os alunos possuam conhecimentos de Química, Análise Química, Química Orgânica e Bioquímica. Conhecimentos de Biologia e Ecologia são desejáveis mais não cruciais.

Objectivos

No final deste unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: (1) descrever fontes e efeitos de poluentes no meio ambiente (2) apresentar, explicar e prever mecanismos de efeitos adversos de um poluente (3) estimar o risco de efeitos adversos de um poluente em organismos baseado no conhecimento da sua toxicidade, degradabilidade e disponibilidade (4) descrever e perceber métodos mais utilizados em ecotoxicologia, a informação que cada um fornece e a sua aplicação a diversos problemas ambientais (5) perceber o conceito de análise de risco e o seu papel na gestão desse mesmo risco (6) perceber a diferença entre avaliação de risco e gestão do risco (7) perceber como se procede e avalia a incerteza numa avaliação de risco.

Programa

(1) Efeitos de poluentes na biosfera: biodegradabilidade, toxicidade e risco (2) substância ou poluente tóxico e não tóxicos (classificação das substâncias tóxicas, toxicidade e definições relacionadas, fatores que afetam a toxicidade de uma substância) (3) Avaliação de risco de um poluente (efeito tóxico, avaliação dos mecanismos de exposição-resposta, avaliação de exposição, caracterização de risco) (4) Métodos ecotoxicológicos (métodos de ecotoxicologia, toxic-endpoints, bioensaios, determinação da ecotoxicidade, testes de exposição rápida e lenta, testes de comportamento) (5) Avaliação de risco ecológico (6) Avaliação de risco (medição da exposição, toxicologia e epidemiologia como formas de avaliar o risco em termos de efeitos) (7) Modelação de efeitos com a teoria “Dynamic Energy Budget” (DEB)

Metodologia de avaliação

A avaliação continua contará até 60% para a claissficação final. Esta avaliação será divida em três componentes: aulas de laboratório (30%), apresentações orais de casos de estudo em ecotoxicologia durante as aulas TP (30%) e um exame final que contará 40% para a classificação final. Em cada componente da avaliação, os alunos terão de ter um minimo de 9.5 valores (em 20) para aprovação.

Componente de Competências Transversais

A unidade curricular de Ecotox irá desenvolver diversas competências transversais. A promoção da criatividade e resolução de problemas será favorecida pela implementação do projeto laboratorial e o trabalho em equipa. Outras competências serão também trabalhadas nomeadamente as que estão relacionadas com o trabalho em equipa através da preparação e impletação do trabalho experimental, a definição de novas abordagens em problema de ecotoxicologia e a consequente criação de novas estatégias e, ainda, a promoção de discussões e apresentações orais. A análise dos efeitos toxicológicas e estudos de avaliação de risco em estudos cientificos e também a preparação do projeto laboratorial permitirão a interpretação de dados cientificos e os consequentes efeitos no ambiente. A aprendizagem ativa, onde o aluno assume o principal papel na aprendizagem, será implementada tanto quanto possível. Estima-se que esta componente contribua com cerca de 10% para a avaliação global.

Componente Laboratorial

Os alunos desenvolverão um projeto de ecotoxicologia baseado na exposição de um organismo modelo (peixe de água doce ou invertebrado) a um poluente (ex: Hg, Cd) seguida de um periodo de depuração. Durante ambos os períodos, os alunos irão amostrar e analisar a concentração do poluente no tecido/orgãos do organismo e também biomarcadores de efeito biológico nomeadamente antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos (ex: catalase, glutationa e enzimas relacionados, etc). O projeto possibilitará não só a aplicação de conceitos de bioacumulação e eliminação mas também a identificação de efeitos toxicológicos no organismo alvo como resultado da exposição. Na ultima aula de laboratório, os alunos utilizarão a componente do modelo (DEB) com base num modelo para um organismo. Este trabalho permitirá estimar os efeitos toxicos variando as condições ambientais.

Componente de Programação e Computação

Na componente de modelação, os estudantes trabalharão com um código alterando as condições ambientais. Isto permitirá o desenvolvimento das competências de Abstracção (com uso de dados e a compreensão de funções simples) e Automação (com o uso de funções simples)

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 2º Semestre