Disciplina Curricular
Gestão da Qualidade do Ar e Alterações Climáticas GQual
Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente - MEAmb 2021
Contextos
Grupo: MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
n.a.
Objectivos
Desenvolvimento de competências essenciais na definição e implementação de políticas de gestão da qualidade do ar, visando a redução dos impactes da poluição atmosférica. Possui uma componente prática muito marcada suportada pela utilização de casos de estudo reais, resultantes da forte ligação do IST ao tecido empresarial, realização de visitas de estudo e participação em palestras. GQA prepara os alunos para intervir na área da gestão da qualidade do ar em industrias, empresas de projeto, consultoria e prestação de serviços, na administração central e local e em unidades de investigação. No final, os alunos deverão ser capazes de: -Analisar de forma crítica um projeto AVAC -Liderar uma auditoria à qualidade do ar interior -Estabelecer um plano de gestão das emissões atmosféricas de uma indústria -Avaliar a qualidade do ar com base nas ferramentas definidas na Diretiva Quadro da Qualidade do Ar -Intervir na definição de estratégias de gestão da qualidade do ar e alterações climáticas
Programa
1) QUALIDADE DO AR INTERIOR (QAI) -QAI e Energia: relação complexa e interdisciplinar; -Regulamentação e sistemas de certificação; -Edifícios e cidades inteligentes; -Dimensionamento de sistemas AVAC para a garantia da QAI; -Auditoria à QAI. 2) EMISSÕES DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS NA INDÚSTRIA -Regulamentação; -Monitorização de efluentes gasosos; -Cálculo da altura de chaminés industriais; -Modelação da emissão de poluentes para avaliação de cenários e estudos de impacte ambiental. 3) GESTÃO DA QUALIDADE DO AR AMBIENTE -Regulamentação; -Avaliação da qualidade do ar, redes de monitorização, cálculo de índices e divulgação ao público; - GQA nas cidades; -Impactes da poluição do ar; -Modelos de emissão e de recetor para a definição de planos de melhoria da qualidade do ar. 4) QUALIDADE DO AR E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS -Impactes, vulnerabilidades e adaptação às alterações climáticas; -Quadro Europeu de política climática; -Estratégias empresariais de combate às alterações climáticas.
Metodologia de avaliação
A avaliação é efetuada por módulos: Modulo 1 - QUALIDADE DO AR INTERIOR 1) Avaliação de um projeto AVAC de um edifício (TG1: 20%, grupo); 2) Quiz (Q1: 5%, individual). Módulo 2 – EMISSÕES DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS NA INDÚSTRIA 3) Prestação de serviço a uma industria em matéria da gestão das suas emissões atmosféricas: apresentação de orçamento e realização de relatório (TG2: 20%, grupo); 4) Quiz (Q2: 5%, individual). Módulo 3 - GESTÃO DA QUALIDADE DO AR AMBIENTE 5) Produção de um poster científico sobre qualidade do ar ambiente (TG3: 20%, grupo); 6) Quiz (Q3: 5%, individual). Módulo 4 - QUALIDADE DO AR E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS 7) Preparação e participação num debate sobre alterações climáticas (TG4: 20%, grupo); 8) Quiz (Q4: 5%, individual).
Componente de Competências Transversais
GQA utiliza uma metodologia de aprendizagem baseada em problemas e centrada no aluno. A docente apresenta conceitos, instrumentos e ferramentas que serão a base para a resolução de problemas. São expostos casos de estudo aos estudantes, que organizados em grupos, identificam o problema, investigam, debatem, interpretam e produzem soluções. Esta metodologia desenvolve competências transversais como pensamento crítico, competência interpessoal e intrapessoal, cidadania global e literacia de informação e dos medias, que serão avaliadas nos 8 momentos de avaliação numa percentagem de 15%. Cada momento de avaliação foi desenhado por forma a avaliar competências específicas nomeadamente: TG1: Pensamento crítico TG2: Pensamento estratégico, estratégias de resolução de problemas
Componente Laboratorial
A Unidade Curricular de GQA contempla 3 momentos realizados fora do ambiente de sala de aula. No âmbito do Módulo 1: Qualidade do Ar Interior 1) Visita e análise crítica aos sistemas AVAC de um edifício 2) Planeamento e realização de uma auditoria à qualidade do ar interior de um edifício No âmbito do Módulo 2: Emissões de poluentes atmosféricos na indústria e do Módulo 4: Qualidade do ar e alterações climáticas 3) Visita a uma unidade industrial: sistema de gestão das emissões de poluentes para a atmosfera e comércio de emissões de carbono
Componente de Programação e Computação
n.a
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.