Dissertação

Nonlinear Control Applied to 4D Transport Aircraft Guidance EVALUATED

Seguindo a mudança de paradigma que acontece atualmente da industria do tráfego aéro, esta tese de mestrado propõe um controlador para aviões comerciais permitindo o seguimento de trajetórias 4D, aumentando assim a segurança e capacidade num dado espaço aéro. A lei de controlo utilizada é baseada no método de linearização por feedback, e uma rede neuronal é também implementada de modo a reduzir os erros causados por incertezas na modelização do sistema, causados por erros de estimação dos parâmetros do avião, perturbações externas ou até falhas de sistema. A rede neuronal é treinada online, utilizando o algoritmo de retro-propagação, de modo a otimizar a inversão não-linear, resultando assim num controlador adaptivo. Os resultados de simulações mostram que este controlador é capaz de manter o sistema estável e controlável em condições em que normalmente tal não é possível.
controlo não linear, linearização por feedback, rede neuronal, controlo de voo, back-propagation

novembro 21, 2017, 11:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

José Raul Carreira Azinheira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar