Dissertação

An Experimental Study on the Design of Ornithopter and Tiltrotor Configurations EVALUATED

O objectivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um pequeno veículo aéreo não tripulado. Foi definido um conjunto de requerimentos para a aeronave. Estes requerimentos originaram um estudo comparativo envolvendo várias configurações. Deste estudo emergiram dois bons candidatos, as configurações ornitóptero ligeiro e tiltrotor. O trabalho inicial foi desenvolvido com a configuração ornitóptero. Fram encontradas dificuldades em obter um grau de qualidade de construção suficiente para garantir bom desempenho. O peso da estrutura e o desempenho da asa revelaram-se os maiores problemas. Posteriormente, a configuração tiltrotor foi explorada. Esta configuração permitiu uma escolha de uma maior variedade de componentes e técnicas de construção mais convencionais. Um projecto preliminar foi feito para uma aeronave com duas asas em tandem, utilizando hélices de passo fixo como rotores. Este projecto foi implementado em várias iterações. Dois protótipos foram construídos e testados, sendo o segundo uma versão melhorada do primeiro. A aeronave teve um desempenho razoável em algumas condições de vôo. Alguns problemas permanecem por resolver, nomeadamente a necessidade de um sistema de aumento de estabilidade mais sofisticado. Mesmo assim, a aeronave desenvolvida é promissora para desenvolvimento futuro como uma plataforma de detecção remota, de baixo custo para ambientes exteriores e interiores.
Tiltrotor, Micro Air Vehicle, Projecto de Aeronaves, Ornitóptero, Testes de Vôo

dezembro 6, 2010, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Agostinho Rui Alves da Fonseca

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado