Dissertação

Analysis of the viscous/molecular subgrid-scale dissipation terms in LES based on transport equations: A priori tests A priori tests EVALUATED

Na simulação das grandes escalas, alguns modelos sub-malha são baseados na utilização de uma equação de transporte adicional para a evolução da energia cinética sub-malha. Do mesmo modo, em problemas onde se pretende estudar a dinâmica de um escalar, utiliza-se uma equação de transporte para a variância do escalar sub-malha. Nestas equações figuram quantidades sub-malha que, não estando disponíveis no momento em que se realizam as simulações das grandes escalas, têm de ser modeladas. O objectivo deste trabalho é analisar três modelos para os termos de dissipação viscosa/molecular sub-malha que aparecem nestas equações. Os modelos estudados foram (a) o modelo clássico usado por Schumann (1975) e Yoshizawa (1982), (b) o modelo baseado em modelos híbridos RANS/LES de Paterson e Peltier (2005) e Hanjalic (2005), e (c) o modelo para a dissipação da variância do escalar sub-malha usado por Jiménez et al. (2001). O comportamento estatístico dos modelos foi aferido através de testes a priori a uma base de dados calculada com simulações directas numéricas (da Silva e Pereira (2007)). Tanto os modelos clássicos como o modelo para a dissipação molecular da variância do escalar sub-malha de Jiménez et al. demonstraram bons resultados nos testes a priori. Os modelos baseados em modelos híbridos apresentaram um comportamento pior.
Modelos sub-malha, Dissipação viscosa/molecular sub-malha, Turbulência isotrópica, Simulações numéricas directas

novembro 28, 2008, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Carlos Frederico Neves Bettencourt da Silva

Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC Lisboa)

ORIENTADOR

José Carlos Fernandes Pereira

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático