Dissertação

Comparison of Low and High-Fidelity Models in Structural Optimization of Strut-Braced Wings EVALUATED

Este trabalho visa estudar a aplicabilidade de um modelo estrutural de Baixa Fidelidade (BF) para a análise e otimização de uma aeronave do tipo Strut-Braced Wing (SBW). Para atingir este objetivo, primeiro o comportamento da estrutura quando sujeita a dois carregamentos aerodinâmicos, cruzeiro e manobra de pull-up, é comparado com um modelo de Alta Fidelidade (AF). Posteriormente são formulados três problemas de otimização que têm como objetivo obter uma boa correspondência de comportamento estrutural entre estes dois modelos para a condição de cruzeiro. Os dois primeiros problemas de otimização utilizam a distribuição de espessura ao longo da estrutura para atingir esse objetivo, sendo o primeiro não constrangido e o segundo constrangido por uma massa mínima e uma tensão máxima para a manobra de pull-up. No terceiro problema, também é permitido alterar a distribuição de torção e são considerados os mesmos constrangimentos do segundo problema. Apenas foi encontrada uma solução viável em termos de tensão para o terceiro problema de otimização. No entanto, ao analisar a deformação, observa-se que o modelo AF otimizado apresenta diferenças em relação ao modelo BF superiores a 10%. Embora o modelo BF seja vantajoso do ponto de vista computacional, quando comparado ao modelo AF este subestimou tanto a tensão quanto a deformação. Portanto, o modelo BF só deve ser usado para fornecer tendências gerais numa fase preliminar do projeto de uma estrutura SBW. Para uma fase mais avançada do projeto, o modelo AF deve ser utilizado.
Modelo Estrutural de Alta Fidelidade, Strut-Braced Wing, Análise de Estruturas Aeronáuticas, Otimização de Estruturas Aeronáuticas, Modelo de Elementos Finitos

setembro 28, 2021, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Frederico José Prata Rente Reis Afonso

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Afzal Suleman

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Catedrático