Introdução

As aulas de laboratório, com duração de 2h, permitirão aos alunos a observação experimental e a análise quantitativa de alguns dos fenómenos apresentados nas aulas teóricas.

Local do Laboratório: Sala L02.04D - Cave do Pavilhão de Matemática (piso -02)

Funcionamento

- Ao longo do semestre, os alunos realizarão três trabalhos de Laboratório de tipo presencial.
-
Os alunos deverão obrigatoriamente comparecer aos três trabalhos de laboratório.
-
As aulas de Laboratório relativas a cada trabalho decorrerão em 12 a 13 turnos, que funcionarão de forma distribuída ao longo duma semana, conforme consta dos horários.
- Cada aula de Laboratório terá a duração de 2h.
- Cada trabalho de Laboratório será realizado por grupos de três alunos.
- Cada grupo de alunos deverá inscrever-se previamente num turno de laboratório.
   (Atenção: cada turno integrará um máximo de 6 grupos).
- No final de cada aula de Laboratório os alunos entregarão uma ficha de trabalho (log-sheet), preenchida durante a aula.

Os alunos reinscritos que, nos anos lectivos de 2007/2008, 2008/2009 ou 2009/2010 realizaram a componente laboratorial da disciplina com uma classificação igual ou superior a 9,5 valores estão dispensados de frequentar o Laboratório, sendo considerada a classificação anteriormente obtida.
Até ao início dos trabalhos, e para efeito de confirmação, os alunos deverão informar por mail ( bizarro @ ipfn.ist.utl.pt ) em que ano lectivo (2007/08 - 2009/10) e com que classificação aprovaram o laboratório.

Funcionamento

-
- Cada aula de Laboratório terá a duração de 2h.
- Cada trabalho de Laboratório será realizado por grupos de três alunos.
   (Atenção: cada turno integrará um máximo de 6 grupos).

Inscrições

A inscrição nos Laboratórios de Termodinâmica é feita entre 21 de Fevereiro (8h) e 28 de Fevereiro (24h) através do endereço:

Os alunos devem seguir as instruções indicadas e preencher os campos necessários.
Qualquer dúvida ou problema com as inscrições deverá ser comunicada por mail para o Responsável da disciplina:
( llalves @ ist.utl.pt )

NOTAS:
1) as inscrições nos turnos são livres mas cada grupo só pode conter um máximo de 3 alunos.
2) os alunos devem inscrever-se nos turnos disponíveis (alguns turnos constantes dos horários não serão abertos).
3) não se consideram válidas quaisquer inscrições no sistema Fénix.

1º trabalho de laboratório (14Mar - 18Mar)

Determinação de calores específicos

2º trabalho de laboratório (04Abr - 08Abr)

Máquina de Stirling