Métodos de Avaliação

Avaliação com duas componentes obrigatórias
(aprovado em reunião Coordenação MEEC, 24/01/2011)

O calendário de avaliação pode ser consultado aqui

A) DOIS TESTES - peso 75%

1- Os alunos deverão comparecer e entregar os dois Testes.

2- Cada Teste será composto por vários Problemas, que incidem sobre uma parte distinta da matéria leccionada.

3- Cada Teste terá duração de 1h30 e será realizado sem recurso a elementos de consulta. Os alunos poderão utilizar calculadoras simples.

4- Para cada aluno, a nota final desta componente de avaliação é a média aritmética das notas obtidas nos dois Testes (cada um classificado entre 0 e 20 valores, sem nota mínima).

5- Aos alunos que, por motivos circunstanciais, não comparecerem ou não entregarem algum dos Testes, é dada a possibilidade de recurso através da realização de um Exame.

a) O Exame terá formato semelhante ao conjunto de 2 Testes e duração de 3h.

b) Os alunos que não comparecerem ou não entregarem um único Teste poderão realizar a parte do Exame sobre a matéria correspondente. Os alunos que, nessas circunstâncias, optem por realizar o Exame na sua totalidade deverão dar indicação prévia (mediante inscrição) desse facto.

c) Os alunos que não comparecerem ou não entregarem nenhum dos Testes deverão realizar o Exame na sua totalidade.

d) Os alunos que pretendam melhorar a nota obtida em um dos Testes poderão realizar a parte do Exame sobre a matéria correspondente. Os alunos deverão dar indicação prévia (mediante inscrição) de qual o Teste que pretendem melhorar.

6- Os alunos deverão inscrever-se previamente (via sistema Fénix) nas provas de avaliação escrita (Testes / Exame).

B) TRABALHOS DE LABORATÓRIO - peso 25%

1- Os alunos deverão obrigatoriamente comparecer e realizar os três trabalhos de Laboratório (tipo presencial).

2- As aulas de Laboratório relativas a cada trabalho (cada uma com duração de 2h) decorrerão em 13 turnos, que funcionarão de forma distribuída ao longo da semana, conforme consta dos horários.

3- Cada trabalho de Laboratório será realizado por grupos de três alunos.

4- Cada grupo de alunos deverá inscrever-se previamente (via sistema Fénix, ou outro a indicar) num turno de laboratório. (Atenção: cada turno integrará um máximo de 6 grupos).

5- No final de cada aula de Laboratório os alunos entregarão uma ficha de trabalho ( log-sheet), preenchida durante a aula.

6- Para cada aluno, a nota final desta componente de avaliação é a média aritmética das notas obtidas nos três trabalhos de Laboratório (cada um classificado entre 0 e 20 valores, com uma nota mínima de 7 valores).

7- Os alunos reinscritos que, nos anos lectivos de 2007/2008, 2008/2009 e 2009/2010 realizaram a componente laboratorial da disciplina com uma classificação igual ou superior a 9,5 valores estão dispensados de frequentar o Laboratório.

Os alunos reinscritos que tenham realizado a componente laboratorial da disciplina em anos lectivos anteriores a 2007/2008 deverão voltar a realizar os trabalhos de laboratório.

C) MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO

1- Os alunos que obtiveram aprovação na disciplina nos dois anos lectivos anteriores, e que pretendam realizar melhoria de classificação, deverão realizar OU os dois Testes OU o Exame (após inscrição para o efeito na Secretaria de alunos).

2- Não é permitida a melhoria de classificação em Época Especial.

D) ÉPOCA ESPECIAL

1- O método de avaliação em Época Especial constará de um único Exame, a realizar no período previsto para o efeito.

2- A classificação final do aluno será calculada utilizando um peso 75% para a nota do Exame de Época Especial e de 25% para a nota da componente laboratorial anteriormente realizada.