Métodos de Avaliação

Avaliação contínua com duas componentes obrigatórias
(aprovado em reunião de Coordenação do MEEC em 2008/01/31)

A) TRÊS TESTES PARCIAIS - peso 75%
  • 1º Teste: 1 de Abril (terça-feira) - 5ª semana
    Calorimetria
    Gás ideal. Introdução à Teoria Cinética
    Mudanças de estado. Gás real de van der Waals
  • 2º Teste: 2 de Maio (sexta-feira) - 9ª semana
    Plasmas
    Reacções nucleares
    Transformações termodinâmicas. Máquinas cíclicas
  • 3º Teste: 14 de Junho (sábado)
    Introdução à Física Estatística
    Transporte de Energia Térmica
    Introdução à Mecânica Quântica
  • Testes de Recurso: 4 de Julho (sexta-feira)

1. Os alunos deverão obrigatoriamente comparecer e entregar os três Testes.
  2. Cada Teste será composto por vários problemas e terá duração entre 1h e 1h30min.
  3. Cada Teste incidirá sobre uma parte distinta da matéria leccionada, e será realizado sem recurso a elementos de consulta.
  4. Os Testes contribuem para a classificação final de cada aluno, como a seguir se indica.
    • Cada Teste será classificado entre 0 e 20 valores (sem nota mínima).
    • Para cada aluno, a nota final N Testes desta componente de avaliação é a média das notas dos três Testes.
    • A nota N Testes de cada aluno contribui com um peso de 75% para sua classificação final de TEM-MEEC.
  5. Aos alunos que, por motivos circunstanciais, não puderem comparecer a um dos Testes, é dada a oportunidade de realizarem um Teste de Recurso sobre a matéria correspondente.
  6. Aos alunos que pretendam melhorar a nota obtida num dos Testes permite-se também a realização do respectivo Teste de Recurso.
  7. Os alunos deverão realizar uma inscrição prévia (via sistema Fénix) no Teste de Recurso que pretendem realizar, se aplicável.
  8. Os três Testes de Recurso realizar-se-ão em simultâneo.

B) TRABALHOS DE LABORATÓRIO - peso 25%

• 1º Trabalho: Calorimetria
    4ª semana (início em 17/03)

• 2º Trabalho: Máquina de Stirling
    10ª semana (início em 05/05)

• 3º Trabalho: Efeito fotoeléctrico
    14ª semana (início em 02/06)

1. Ao longo do semestre, os alunos realizarão três trabalhos de Laboratório (tipo presencial).
  2. Os alunos deverão obrigatoriamente comparecer aos três trabalhos de Laboratório.
  3. As aulas de Laboratório relativas a cada trabalho decorrerão em 12 turnos, que funcionarão de forma distribuída ao longo duma semana, conforme consta dos horários.
  4. Cada aula de laboratório terá a duração de 2h.
  5. Cada trabalho de Laboratório será realizado por grupos de três alunos.
  6. Cada grupo de alunos deverá inscrever-se previamente num turno de laboratório. (Atenção: cada turno integrará um máximo de 6 grupos).
  7. No final de cada aula de Laboratório os alunos entregarão uma ficha de trabalho ( log-sheath), preenchida durante a aula.
  8. Os trabalhos de Laboratório contribuem para a classificação final de cada aluno, como a seguir se indica.
    • Cada log-sheath será classificada entre 0 e 20 valores (sem nota mínima).
    • Para cada aluno, a nota final N Lab desta componente de avaliação é a média das notas obtidas nos três trabalhos de Laboratório.
    • A nota N Lab de cada aluno contribui com um peso de 25% para sua classificação final de TEM-MEEC.
  9. Os alunos repetentes que, em 2005/2006 e 2006/2007, realizaram a componente laboratorial da disciplina com uma classificação N Lab ³ 9,5 valores estão dispensados de frequentar o Laboratório.

C) MELHORIA DE NOTA

1. Os alunos que obtiveram aprovação na disciplina em anos lectivos anteriores, e que pretendam realizar melhoria de nota, deverão realizar os três Testes (após inscrição para o efeito na Secretaria de alunos).
  2. Os alunos que obtiveram nota de laboratório em 2006/2007 (mesmo que não tenham aprovovado na disciplina) poderão, se o entenderem, melhorar nota em 2007/2008, dentro das limitações logísticas de funcionamento do laboratório.