Serão realizados 5 trabalhos de laboratório:

• Lab 0: Introdução ao Matlab (semana 15-21/3)
  • Lab 1: Sinais e sistemas (semana 5-11/4)
  • Lab 2: Sistemas discretos - Modelação, resposta impulsional, equações às diferenças e convolução (semana 19-25/4)
  • Lab 3: Sistemas contínuos - Transformada de Laplace e resposta no tempo (semana 3-9/5)
  • Lab 4: Transformada de Fourier discreta; amostragem (semana 17-23/5)

Dados os actuais constrangimentos associados à pandemia, os trabalhos serão realizados em casa pelos alunos organizados em grupos de 3 elementos. Os horários das aulas laboratoriais estão assegurados e serão usados para realização de demonstrações e apresentações/discussões agendadas, bem como esclarecimento de dúvidas. A presença nestas aulas é facultativa.

Os trabalhos 1 a 4 serão realizados durante o semestre de acordo com a calendarização originalmente prevista (ver datas na listagem acima). O relatório a elaborar para cada um deles compreende uma preparação prévia e uma parte experimental, que serão submetidas em https://moodle.deec.tecnico.ulisboa.pt nos seguintes prazos (salvo indicação expressa em contrário):

• Preparação prévia: Até ao fim de quarta-feira na semana de realização de cada laboratório
  • Parte experimental: Até ao fim da quarta-feira seguinte à semana de realização do laboratório

Deve ser submetida uma preparação prévia e uma parte experimental por grupo, coincidindo os grupos de trabalho do Moodle com os que forem criados no Fénix.

• Se um aluno fizer múltiplas submissões (nos casos em que tal for autorizado no Moodle), só será considerada a mais recente
  • Se existirem submissões de mais do que um elemento dum grupo, será considerada para todo o grupo a melhor delas

O Moodle nem sempre dá visibilidade mútua aos elementos de cada grupo, pelo que estes devem coordenar-se para evitar a duplicação de submissões.

Avaliação

A avaliação no laboratório compreende uma componente síncrona (apresentação/discussão oral dum dos trabalhos), com peso de 40%, e uma componente assíncrona (média dos restantes 3 relatórios), com peso de 60%. Cada grupo receberá indicação sobre qual dos 4 trabalhos será objecto de discussão, e para este não será necessária a submissão de relatório no Moodle, mas sim dos slides da apresentação no Fénix.

Discussão

A discussão de cada grupo foi agendada no turno laboratorial correspondente e terá uma duração de 30 minutos, sendo constituída por uma apresentação inicial de até 10 minutos (sem tolerância) sobre o trabalho, com conteúdo livre, seguida de questões individuais para os alunos. As notas da discussão serão atribuídas individualmente. Os slides da apresentação devem ser submetidos no Fénix sob o projecto "Slides labaté à véspera da discussão, e não ultrapassando as seguintes datas-limite: L2 - 22 de Abril; L3 - 6 de Maio; L4 - 20 de Maio.

Para realizarem as discussões os alunos deverão entrar no Zoom nos horários publicados com os dados de acesso habituais, sendo depois cada grupo oportunamente direccionado para um "breakout room". Durante a prova todos os participantes deverão ter ligações de audio e vídeo com boa qualidade. Os alunos deverão configurar os dados de login do Zoom para permitir uma fácil identificação, apresentando na janela o nome próprio e último apelido, seguido do ISTID ou número de aluno. Deverão ter na sua posse o cartão de aluno e/ou cartão de identificação com foto, que exibirão junto à câmara quando tal for solicitado.

Software

Os exemplos de código nos guias dos trabalhos de laboratório pressupõem que estes serão realizados em Matlab, sendo essa a ferramenta adoptada na disciplina. Porém, os alunos que tenham familiaridade com ferramentas de software semelhantes, como SciPy, poderão utilizá-las desde que percebam que lhes compete gerir os recursos para dominar a programação e tornar inteligíveis os resultados para utilizadores de Matlab.

A DSI disponibiliza licenças para instalação e utilização de MATLAB (com "Signal Processing Toolbox" e "Control Systems Toolbox") à comunidade do IST. Em alternativa, os alunos poderão optar por uma trial version de 30 dias obtida directamente do site da Mathworks.

Inscrições

As notas de laboratório 2018/2019 e 2019/2020 mantêm-se válidas (ver na secção "Pautas" as classificações anteriores no laboratório). Para os restantes alunos, as inscrições para o laboratório realizam-se no Fénix desde as 12h do dia 3 de Março até às 12h do dia 8 de Março. Cada turno terá capacidade para 8 grupos, com um máximo de 3 elementos cada. A política de inscrição será individual. A pertença a um dado turno laboratorial apenas será relevante para a realização da discussão, pois no restante o acesso às aulas de laboratório será livre.

Os alunos cuja situação requeira atenção especial devem contactar o docente.

Attachments